![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwYiQYcokKcBl7b5aOQnUmZUQxJN4VBcIOMw8xMl8Tj6IGxE-9fqNJXOlBhFogLjpk-OV4wPOcsDz_p9k4b2XLWuQv7X4mwMk8AUetgULWvuFgEiP5e05ZILQENbINDHHaXNdoXlAZMrRB/s200/S.+B%C3%A1rbara+2.jpg)
Santa Bárbara Festa 4 de dezembro
A sua devoção começou logo após a sua morte porque o carrasco que cortou a sua cabeça foi morto, na hora, por um raio. Ela é, por isto invocada contra raios e tempestades.
Viveu no IV século, e é uma martir legendária e muito popular. A tradição diz que ela era filha de Diocorus , um oficial do Imperador Maximiano (que reinou de 286 a 305). Quando ele descobriu que ela havia se convertido para o cristianismo ele a prendeu na torre. Diocorus então a denunciou para as autoridades romanas que a torturaram para que ela renunciasse a sua fé. Quando ela permaneceu leal a sua fé, o seu próprio pai a levou para o topo de uma montanha para ser executada. Na hora que ela foi decapitada o carrasco foi instantaneamente morto e carbonizado por um raio.
Barbara é padroeira dos arquitetos e construtores. Ela é invocada contra raios tempestades e fogo.
Ela é mostrada na arte litúrgica segurando uma torre ou a palma do martírio.
Oração a Santa Bárbara
Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Santa Bárbara, rogai por nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário