![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhA4pMdPX5kULATIIpFUAa9qydpvhaIYXC5FWF_UwZI6lt5RPPKoZ3DQB7Eb8Lv1MycqrpL5vbxrXJ2w-lwuzJKLGebUmUGYd0x71bPhUocCRLwkXvyKLszkPmHx1UNcJ8fBcPmVj2-iR1z/s200/S.+Apol%C3%B4nia.jpg)
Santa Apolônia Festa 09 de fevereiro
Martir da Alexandria durante o reinado do Imperador Philip I, o Árabe(244-249) e Trajanus Decius (249-251), multidões ferozes na Alexandria, Egito saiam as ruas a caça de cristãos e Apolônia, uma Diácona foi apanhada pela súcia e como ela se recusava a renunciar a Jesus e a sua fé, foi cruelmente torturada. Seus dentes foram arrancados com uma torquês (uma espécie alicate). Quebraram seus maxilares e foi levada a uma pira onde veio a morrer queimada. Apolônia não era jovem, mas Dionysio que presenciou a sua morte a descreveu em uma carta para Fabius, que foi preservada pelo historiador Euzebio, bispo de Antiopia:
"Eles amarraram esta preciosa virgem, quebraram todos os seus dentes com socos nos maxilares, fizeram uma fogueira e ameaçaram queimá-la viva, mas ela continuava recusando a recitar as blasfêmias que eles queriam que ela recitasse. Então, de repente, ela mesmo entrou na pira e foi logo envolvida de um fogo do "Espirito Santo" pois de lá de dentro ela nos olhava com o rosto de uma cristã sem nenhum medo."
Os anais de seus martírios contem outras crueldades, mas na liturgia católica ela é mostrada com a pinça usada nos seus dentes e ela é a padroeira oficial dos dentistas e é invocada contra a dor de dente
Oração a Santa Apolônia
Santa Apolônia que com coragem e sofrimentos atrozes destes vossa vida para testemunhar a Cristo, que sejam lançadas também na fogueira todas as formas de injustiça, para que o mundo renascendo das cinzas, se transforme em um mundo de paz e santidade. Santa Apolônia, intercedei pelos cristãos perseguidos por muitos que não aceitavam a Jesus Cristo como o Messias Prometido. Interferi nessa grande angústia pela que passam os cristãos nos tempos atuais.
Concedei-nos a vitória sobre o inimigo e a conversão desses inconscientes pecadores. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário