sábado, 24 de janeiro de 2009

São Mateus - Protetor dos Contadores



São Matheus Festa 21 de setembro

São Matheus foi um apóstolo chamado Levi ou Matheus de Levite.
Ele provavelmente nasceu na Galilea e trabalhou como coletor de impostos em Capharnaum quando Cristo o chamou para o seguir.
São Matheus é o autor do primeiro evangelho escrito entre os anos 60 e 90.Escrito provavelmente em Hebraico ou em Aramaico na sua forma original. Alguns escolares acham que provavelmente São Matheus estava na Antiópia, Síria quando escreveu o Evangelho.
Ele pregava em Jerusalém e depois foi para a Etiópia. São Matheus no seu Evangelho, provê um retrato extremamente bem feito de Cristo, inclusive sua genealogia, ministério, paixão, e ressurreição.
Todo o seu evangelho é destinado a provar o verdadeiro reconhecimento de que Cristo era o Messias. São Matheus é representado na arte litúrgica por um anjo segurando uma lança, uma moeda e uma pena.
Ele é o padroeiro dos contadores, oficiais alfandegários, fiscais financeiros, conselheiros fiscais, operadores em bolsa de valores, economistas, guardas de segurança de valores, coletores de impostos e cobradores de impostos.

Na Santa Ceia de Da Vinti, São Mateus é o quarto a esquerda de Jesus.

Oração a São Matheus

São Mateus que deixastes a riqueza para seguir com entusiasmo o chamado do Mestre, fazendo da pobreza um hino de louvor a Jesus, intercedei por mim, que me encontro em aflição. Vós que ouvistes do Mestre as palavras: "Não ajunteis para vós os tesouros da terra, a onde a traça e o caruncho os destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam, mas ajuntai para vós os tesouros dos céus!" Ensinai-me ó São Mateus o verdadeiro valor das coisas terrenas e não permiti que a ganância e a soberba dirijam meus atos.
Protegei o que é meu e de minha família da ganância e do alcance alheio, para que as minhas posses não lhes causem cobiça nem ensejem atos ilícitos desvairados.
Ensinai-me por fim, a ajuntar tesouros no céu e a servir a Deus e não ao dinheiro. Amém.

Nenhum comentário: