quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Santa Clara - Protetora das Bordadeiras



Santa Clara de Assis Festa 11 de agosto

Fundadora da Segunda Ordem das Franciscanas, as Clarissas Pobres, mística e padroeira da televisão.Nasceu em Assis, Itália, no ano de 1193, e o interessante é que seu nome vem de uma inspiração dada à sua religiosa mãe, a qual haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo.
Pertencia a uma nobre família e era dotada de grande beleza.
Impressionada com os sermões de São Francisco de Assis durante a quaresma de 1212, ela entrou para um convento beneditino e recebeu o habito das mãos de São Francisco de Assis no Domingo de Ramos. Ela ficou no convento beneditino perto de Bastia onde foi acompanhada de sua irmã Agnes. Em 1215,Clara moveu-se para uma casa ao lado da igreja de São Damiano e tornou-se superiora da comunidade cada vez maior e lá ficou por 40 anos. Ela fundou então a Ordem da Clarissas Pobres, e ela foi acompanhada por sua mãe, sua irmã Beatriz e três membros da família Ubaldini de Florença.
O Papa Inocêncio III ( 1198-1216) deu a elas a regra da pobreza absoluta, uma regra mantida por Clara nos anos seguintes. Outros conventos foram fundados e a Ordem floresceu por toda a Itália. Santa Clara era visitada por membros do alto clero e oficiais seculares por causa da sua sabedoria. Antes dela falecer já haviam conventos da Ordem por toda a Itália, França e Alemanha. Santa Clara fez vários milagres inclusive salvando a cidade de Assis do exército do Imperador Frederico II (1220-1250). Ela defendeu seu convento dirigindo milhões de cigarras (insetos) contra os Sarracenos. Em outra ocasião, quando da invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o cálice com hóstias consagradas e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram. Por este milagre é que Santa Clara segura o cálice na mão.
Quando estava no final de sua ela teve uma visão da Missa de sua cama. Por causa deste seu poder místico ela é considerada a padroeira da moderna televisão.
Ela morreu em 11 de agosto, aos sessenta anos de idade depois de ter sofrido ao longo de 28 anos de uma incômoda enfermidade depois de ter sofrido ao longo de 28 anos de uma incômoda enfermidade, e foi canonizada dois anos mais tarde em 1255.
Clara é padroeira da cidade de Assisi, dos cegos, das lavadeiras e dos vidraceiros e pintores em vidros. Suas relíquias estão na Igreja de Santa Clara em Assis desde 1260. Na arte litúrgica católica ela é mostrada como uma Irmã Clarissa Pobre, as vezes carregando algumas cigarras.

Oração a Santa Clara

Pela intercessão de Santa Clara, ó Senhor Todo Poderoso me abençoe e proteja; volte para mim os seus olhos misericordiosos, dê-me a paz e a tranqüilidade,
derrame sobre mim as suas copiosas graças e, depois desta vida, aceite-me no céu em companhia de Santa Clara e de todo o santuário. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário: