quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Santa Cecília - Protetora dos Músicos



Santa Cecília Festa 22 de novembro

Viveu no terceiro século.
Uma das mais famosas virgens mártires. Ela era um membro de uma família nobre e casou-se contra sua vontade com Valeriano. Solteira, fez voto de castidade e na noite das núpcias disse a Valeriano: "Nenhuma mão humana pode me tocar, pois sou protegida de um anjo. Se você me respeitar, ele amará você como me ama". Valeriano respeitou Cecília; mais tarde foi batizado pelo Papa Urbano e depois participou do mesmo ideal de pureza de sua esposa. Morreu mártir. Valeriano e o irmão de Cecília, Tiburcio foram presos e seu corpos martirizados. Eles foram decapitados no vilarejo de Pagus Tropius perto de Roma.
Quando estava enterrando os dois, Cecilia foi presa e julgada por Almachius, que a condenou a morte por asfixia, presa em uma sala de banho turco totalmente lacrada.
É a padroeira dos músicos porque diz a tradição que, quando foi colocada para morrer asfixiada na câmara de banho turco, não parava de cantar musicas de louvor ao Senhor e depois de longo tempo, os seus executores ficaram furiosos e mandaram que ela fosse degolada.
O soldado encarregado de cortar sua cabeça falhou de maneira inexplicável e Santa Cecília viveu por três dias antes de morrer pelos seus ferimentos em 16 de setembro.
Segundo a "Paixão de Santa Cecília", possuía muitos dotes, cantava e tocava lira.
Ela foi enterrada no cemitério de São Callistus.
Seu nome entrou para a "Prece Euscaristica" bem cedo. O Papa Paschal I (817-824) mandou que suas relíquias fossem levadas para Trastevere. Assim suas relíquias estão hoje na Catedral de Santa Cecília em Trastevere.
É a santa que tem mais capelas e templos, com seu nome, na Europa.
Temos varias igrejas e capelas paroquiais com o seu nome e em Mieres se celebra uma festa no seu dia com todos os músicos da cidade e dos arredores.

Oração a Santa Cecília
Santa Cecília "Ó, gloriosa Santa Cecília, apóstolo de caridade, espelho de pureza e modelo de esposa cristã! Por aquela fé esclarecida, com que afrontastes os enganosos deleites do mundo pagão, alcançai-nos o amoroso conhecimento das verdades cristãs, para que conformemos a nossa vida com a santa lei de Deus e da sua Igreja. Revesti-nos de inviolável confiança na misericórdia de Deus, pelos merecimentos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Dilatai o nosso coração, para que, abrasados do amor de Deus, não nos desviemos jamais da salvação eterna. Gloriosa Padroeira nossa, que os vossos exemplos de fé e de virtude sejam para todos nós, um brado de alerta, para que estejamos sempre atentos à vontade de Deus, na prosperidade como nas provações, no caminho do céu e da salvação eterna. Assim seja."

Nenhum comentário: