quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Santa Edwiges - Protetora dos Endividados



Santa Edwigis Festa 16 de outubro

Também se escreve Hedwigs ou Eduvigis
Nascida na Bavária em 1174, morreu na Silésia em 1243 e canonizada em 1267.
Santa Edwigis era uma das oito filhas do Bertoldo IV, conde de Andechs que governou o Tirol e a Istria (Croácia e Alta Baviera). Dois de seus irmãos se tornaram bispos e duas de suas irmãs se tornaram rainhas. Uma delas Gertudes se casou com o Rei André II, da Hungria e é a mãe de Santa Elizabete da Hungria.
Ainda jovem, Edwigis foi educada no convento-monastério beneditino de Kitzingen, na Franconia .Em 1186 quando tinha apenas 12 anos, Edwigis casou-se com o príncipe da Polônia Henry, o Barbudo, que tinha na ocasião apenas 18 anos.
Alguns anos mais tarde ela deu a ele 6 filhos que tiveram uma educação muito rígida e assim, em 1209 ela e seu marido, resolveram viver em perpétua continência sexual. Edwigis tinha 35 e o Duque Henty pouco mais de 40. Após suceder ao seu pai no Ducado em 1202 e sob a influência de Edwigis, Henry fundou o monastério de irmãs Cisterciano em Trebnitz, o primeiro monastério feminino da Silésia. O convento foi construído com o trabalho de criminosos condenados. Foi o primeiro de um grande número de estabelecimentos que foram fundados pelo casal inclusive casas de frades Augustinianos, monges Cistercianos, Dominicanos e Franciscanos.
Henry e Edwigis fundaram o Hospital do Sagrado Espírito Santo em Breslau, dedicado a mulheres leprosas.
Seguindo o exemplo de sua esposa, Henry sustentou um grande número de obras piedosas. Ele deixou a barba crescer a maneira dos monges Cistercianos (daí o apelido de Henry, o Barbudo) e reduziu drasticamente as despesas da sua casa, usando o dinheiro para propósitos caridosos. Após a separação dos dois, Henry e Edwigis nunca mais usaram qualquer objeto de ouro, prata ou púrpura. Ela ficava com um centésimo da sua renda e dava o restante de mão aberta. Debaixo de seu capote esfarrapado ela usava o cabelo como blusa e andava descalça mesmo no inverno, e quando em obediência ao seu confessor, ela comprou um novo par de sapatos, ela os carregava nos braços. Ela submetia sua alma e seu corpo a sacrifícios e jejuns austeros. Durante sua vida varias curas foram relatadas como sendo feito por ela. Vários milagres são relatados com ela e por ela.
Com a morte de Henry em 1238 Edwigis passou a morar no monastério de Trebnitz .
Todos os seus filhos morreram antes dela excetuando um, Gertrudes que tornou-se a Abadessa do Convento de Trebnitz.
Era uma mulher decidida e assim Edwigis tomou o hábito de freira, mas não fez os votos para ter a liberdade de administrar as suas propriedades como bem desejasse e o fez sempre a favor dos necessitados. As vezes chegava a pagar as suas dívidas, e por isso é considerada por muitos a padroeira dos endividados.
Ela previu a sua própria morte e realmente veio falecer em 1243 conforme havia dito.
Na liturgia da igreja é mostrada com a estatua da Virgem nas mãos, ou lavando os pés dos pobres, ou descalça com os sapatos nas mãos, ou com o hábito de freira com a coroa de uma princesa ao lado, ou com Cristo benzendo-a da Cruz.

Oração de Santa Edwiges

Ó SANTA EDWIGES, vós que na terra, fostes o amparo dos pobres, a ajuda dos desvalidos e o socorro dos endividados, e no céu agora desfrutais do eterno prêmio da caridade que em vida praticastes, suplicante vos peço que sejais a minha advogada, para que eu obtenha de Deus o auxílio da salvação eterna. SANTA EDWIGES, rogai por nós. Amém. (Pai Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai)

Outra Oração a Santa Edwiges
Ó grande SANTA EDWIGES, passastes a vida ajudando e amparando os pobres. Agora, no céu, intercedei pelos abandonados, socorrei os endividados que não sabem como saldar seus compromissos. Sois a minha advogada junto a DEUS: rogai por mim. Eu preciso tanto desta graça (Faça seu pedido). Acima de tudo, eu vos peço: rogai a DEUS por mim, para que eu saiba perdoar a quem me ofendeu, e que eu só espalhe, por onde passar, o profundo sentimento cristão de saber perdoar.

Nenhum comentário: