quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Santa Catarina de Alexandria - Protetora dos Estudantes



Santa Catarina de Alexandria Festa 25 de novembro

Santa Catarina de Alexandria nasceu e viveu na Alexandria no início do século IV. Sua vida era bastante simples e piedosa já que tinha muitas riquezas, visto que o seu pai era rico e ela era muito bonita. A sua conversão e sua paixão por Jesus teve lugar em uma Ermida na qual ela descobriu sua fé. Se batizou e declarou publicamente a sua fé e que não queria homenagear ninguém nem o imperador, mas somente Jesus. Através de uma visão denunciou Maxentius por perseguir os cristãos. Metade de seus convertidos foram queimados vivos por Maxentius. Maxentius ofereceu a Catarina um casamento real se ela renunciasse a sua fé. A sua recusa fez com que eles a levassem para a prisão. Na prisão, enquanto Maxentius estava fora, ela converteu a sua esposa e 200 de seus soldados. Na volta ele sentenciou todos a morte, e Catarina ao martírio.
Os atos do martírio eram descritos por escribas romanos que tinham ordens de relatar o martírio e dar pouca ênfase ao santo sendo martirizado de modo assustar os cristãos, pois a os atos eram expostos no local do martírio e na biblioteca em Roma. O martírio foi feito amarando-a a um poste e girava-se um roda de madeira com pás de ferro junto ao seu corpo e as pás iam dilacerando a carne num suplicio infernal. Os estudiosos dizem que as pás eram feitas, na época, de ferro, pelos mesmos ferreiros que faziam as ferraduras dos cavalos, de uma maneira grosseira, sem afiar a lâmina, e desta forma, a carne era dilacerada por impacto e não por corte, provocando dores lancinantes, em especial na região dos seios. Mas com Santa Catarina a roda quebrou milagrosamente. Maxentius enfurecido mandou que fosse decapitada. Diz a lenda que de suas veias jorraram leite em vez de sangue.
No Monte Sinai tem um monastério com o seu nome.
Santa Catarina era uma das vozes que Santa Joana d’Arc ouvia.
Ela é invocada contra acidentes no trabalho.
Na arte litúrgica da Igreja ela é mostrada segurando a roda com as pás de ferro.

Oração a Santa Catarina de Alexandria

Santa Catarina, que sois a protetora contra acidentes de trabalho, olhai por mim que estou sujeito diariamente a inúmeros perigos. Defendei os membros do meu corpo para que eu possa sempre ganhar o pão com o suor do meu rosto e com a minha saúde perfeita eu seja sempre o arrimo de minha família. Eu vos peço esta graça pela intercessão da Virgem Maria e pela proteção de seu Filho, Jesus Cristo.Santa Catarina, rogais por nós. Amem.

Nenhum comentário: