quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Santa Bernadete



Santa Bernadete Festa 16 de abril

Filha de um pobre moleir, Bernadette foi a primeira de nove filhos. Na sua infância trabalhou como pastora e criada doméstica.
Durante os dez primeiros anos viveu no moinho de Boly (onde nasceu). Depois, passando por graves dificuldades financeiras, a família muda-se para Lourdes onde vive em condições de miséria, morando no prédio da antiga cadeia municipal que fora abandonado pouco tempo antes.
Desde pequena, Bernadete teve a saúde debilitada devido à extrema pobreza de sua habitação. Nos primeiros anos de vida foi acometida pela cólera, e em seguida, por causa também do clima frio adquiriu aos dez anos uma asma. Tinha dificuldades de aprendizagem e até os quatorze anos mantém-se estritamente analfabeta.
Em Lourdes, no dia 11 de fevereiro de 1858, Bernadete disse ter visto uma aparição de Nossa Senhora numa gruta denominada "massabielle", - "pedra velha" ou "rocha velha" - aparição que de outra vez se lhe apresentou como sendo a "Imaculada Conceição", segundo o seu relato.
Enquanto o assunto era submetido ao exame da hierarquia eclesiástica que se comportava com cética prudência, curas cientificamente inexplicáveis foram verificadas na gruta de "massabielle" . Em 25 de fevereiro de 1858, na presença de uma multidão, por ocasião de uma das suas visões, surgiu sob as mãos de Bernadete uma fonte que jorra água até os dias de hoje no volume de cinco mil litros por dia.
De acordo com o pároco da cidade, era impossível que Bernadete soubesse ou pudesse ter o conhecimento do que significava o dogma da "Imaculada Conceição". Afirmou ter tido dezoito visões da Virgem Maria no mesmo local entre 11 de fevereiro e 16 de julho de 1858.
Afirmou e defendeu a autenticidade das aparições com um denodo e uma firmeza incomuns para uma adolescente da sua idade com o seu temperamento humilde e obediente, nível de instrução e nível sócio-econômico, contra a opinião geral de todos na localidade. Pelas autoridades civis foi submetida a métodos de interrogatórios, constrangimentos e intimidações porém nunca vacilou em afirmar com toda a convicção a autenticidade das aparições, o que fez até a sua morte.
Para fugir à curiosidade geral, Bernadete refugiou-se como "pensionista indigente" no hospítal das Irmãs da Caridade de Nevers em Lourdes (1860). Ali recebe instrução e, em 1861, faz de próprio punho o primeiro relato escrito das aparições. No dia 18 de janeiro de 1862, Monsenhor Bertrand Sévère Laurence, Bispo de Tarbes, reconhece pública e oficialmente a realidade do fato das aparições.
Em julho de 1866 Bernadette inicia o seu noviciado no convento de Saint-Gildard e, em 1867, faz a profissão de religiosa da Congregação das Irmãs da Caridade de Nevers. Dedicou-se à enfermagem até ser imobilizada, em 1878, pela doença que lhe causou a morte.
Uma imensa multidão assistiu ao seu funeral no dia 19 de abril de 1879 que foi necessário ser adiado por causa da grande afluência de gente, totalmente inesperada. Em 20 de agosto de 1908, Monsenhor Gauthey, bispo de Nevers, constitui um tribunal eclesiástico para investigar "o caso Bernadette Soubirous".
Segundo o seu biógrafo Francis Trochu os fatos foram acompanhados de perto pelo doutor Douzous, na época médico de Lourdes, de aspecto burguês, conhecido por sua ciência e filantropia, não era freqüentador da Igreja salvo em eventos sociais ou festas oficiais. Em razão do "milagre do círio" em 7 de abril, durante a 17ª aparição, se convence da boa-fé de Bernadete. Neste dia o médico observa que enquanto se encontrava em "êxtase" Bernadete tinha na mão direita um círio grande aceso, e a uma certa altura, todos viram com assombro e pavor a chama do círio enrolar-se à volta da sua mão esquerda sem a queimar. O médico observa o fenomêno com atenção com o relógio em punho: o acontecimento durou um quarto de hora. Ao fim do êxtase examinou a mão de Bernadete e não viu sinal de queimadura. Tenta então aproximar a chama das suas mãos após a sua volta ao estado normal, o que a faz reagir e gritar: "Mas o senhor está a queimar-me". Perplexo o médico declara abertamente acreditar por ter visto com os próprios olhos.
O corpo de Maria Bernadete permanece incorruptível.
Vinte anos após a morte da Santa, na primeira exumação, autoridades eclesiásticas e dois médicos assinaram um juramento a respeito do que tinham visto: o corpo estava completamente incorrupto, e mesmo os olhos se preservaram da decomposição, era inclusive possível ver as formas das veias nos braços. Em outras exumações constatou também que após de tanto tempo morta nenhum mal cheiro exalava do corpo de Santa Bernadete. Ainda hoje o corpo de Santa Bernadete conserva-se completamente incorrupto em um caixão de vidro exposto na Capela do Convento de São Gildardo em Nevers, França. Estudos recentes comprovaram que o coração e a língua que normalmente são as primeiras coisas a se decompor em um cadáver, estão (sem nenhum processo artificial de conservação) flácidos e rosados, completamente conservados da corrupção.
Sua festa na França é celebrada no dia 18 de fevereiro.

A Aparição em Lourdes

“Eu tinha ido com duas outras meninas na margem do rio Gave quando eu ouvi um som de sussurro. Olhei para as arvores e elas estavam paradas e o ruído não era delas. Então eu olhei e vi uma caverna e uma senhora vestindo um lindo vestido branco com um cinto brilhante. No topo de cada pé havia uma rosa pálida da mesma cor das contas do rosário que ela segurava. Eu queria fazer o sinal da cruz, mas eu não conseguia e minha mão ficava para baixo. Aí a senhora fez o sinal da cruz ela mesma e na segunda tentativa eu consegui fazer o sinal da cruz embora minhas mãos tremessem. Então eu comecei a dizer o rosário enquanto ela movia as contas com os dedos sem mover os lábios”.
Quando eu terminei a Ave Maria, ela desapareceu.
Eu perguntei as minhas duas companheiras se elas haviam notado algo e elas responderam que não haviam visto nada. Naturalmente elas queriam saber o que eu estava fazendo e eu disse a elas que tinha visto uma senhora com um lindo vestido branco, embora eu não soubesse quem era. Disse a eles para não dizer nada sobre o assunto porque iriam dizer que era coisa de criança. Voltei no domingo ao mesmo lugar sentindo que era chamada ali.
Na terceira vez que fui à senhora reapareceu e falou comigo e me pediu para retornar todos os próximos 15 dias. Eu disse que viria e então ela disse para dizer aos padres para fazerem uma capela ali. Ela me disse também para tomar a água da fonte. Eu fui ao rio que era a única água que podia ver. Ela me fez realizar que não falava do rio Gave e sim de um pequeno fio d’água perto da caverna. Eu coloquei minhas mãos em concha e tentei pegar um pouco do liquido sem sucesso. Aí comecei a cavar com as mãos o chão para encontrar mais água e na quarta tentativa encontrei água suficiente para beber. A senhora desapareceu e fui para casa.
Voltei todos os dias durante 15 dias e cada vez, exceto em uma Segunda e uma Sexta a Senhora apareceu e disse-me para olhar para a fonte e lavar-me nela e ver se os padres poderiam fazer uma capela ali. Disse ainda que eu deveria orar pela conversão dos pecadores. Perguntei a ela, varias vezes, o que queria dizer com isto, mas ela somente sorria. Uma vez finalmente, com os braços para frente, ela olhou para o céu e disse-me que era a Imaculada Conceição. Durante 15 dias ela me disse três segredos que não era para revelar a ninguém e até hoje não os revelei.”

De uma carta de Santa Bernadete.
Uma seqüência de cinco "experiências premonitórias" estão grafados na carta escrita por Bernadette. Seu conteúdo nunca fora divulgado além dos limites da Santa Sé, e quando foram feitas averiguações em meados do início do séc. XXI, oficiais do alto escalão do Vaticano admitiram a sua perda, restando apenas uma vaga descrição feita por um padre francês pouco tempo antes:
• Primeira profecia: Segundo ela, o Santuário de Lourdes se tornaria um grande centro de curas logo após a morte de Bernadette
• Segunda profecia: Relata um grande ciclo de invenções, culminando na invenção do "bulbo de luz" antes de 1906
• Terceira profecia: Narrava acerca duma grande besta que se levantaria da Alemanha na década de 1930 e espalharia terror sobre todos os povos do mundo.
• Quarta profecia: Descrevia os esforços para a ascensão do homem aos céus, chegando ao ápice ao alvorecer do ano de 1969, quando um americano chegaria à lua
• Quinta profecia: É mais longa que todas as outras. Segue-se abaixo fragmentos da carta:
Sua Santidade, a Virgem me disse que quando passar o 20o. século, com ele passará a Idade da Ciência. Uma nova idade de Fé alvorecerá pelo mundo todo. Será provado enfim que foi Nosso Senhor quem criou o mundo e o homem, e isto será o começo do fim dos cientistas, nos quais o povo cessará de acreditar . Milhões retornarão a Cristo, e enquanto o número de crentes aumentará bastante, o poder da Igreja crescerá como nunca antes . Também levará muitos a virar suas costas à ciência em função da arrogância dos físicos que usam seu conhecimento para criar um abominação. Esses doutores encontrarão os meios para combinar a essência do homem e a essência de uma besta e criar uma nova criatura que será nem totalmente homem nem totalmente besta . O povo saberá em seu coração que isso é errado, mas estará sem forças para parar a geração de tais monstros. No fim caçarão os cientistas como lobos raivosos são caçados. Na véspera do ano 2000, um combate final entre os seguidores de Maomé e as nações cristãs do mundo se desenrolará. Uma furiosa batalha será travada na qual 5.654.831 soldados serão mortos e uma bomba de grande poder cairá numa cidade da Pérsia [Irã]

Oração a Santa Bernadette

“Ó Virgem, mãe de Deus, das virgens guardiã, ó porta azul dos céus, estrela da manhã”.

És lírio entre os espinhos, és pura sem igual, brilhando nos caminhos da culpa original.

És torre inabalada, farol que nos conduz, trazendo, imaculada, o bálsamo: Jesus.

És mãe, esposa e filha do Deus que é uno e trino: tão grande maravilha cantamos neste hino”.

Santa Bernadete, rogai por nós.

Novena a Santa Bernadette
1º dia

Santa Bernadette, aumentai nossa confiaça na Santa Virgem, que tivesste a honra de vê-la aqui na terra. Como vós, também nós nos colocamos soba sua proteção, para poder guardar sempre a pureza do nosso coração.

Pensamento espiritual:"Ó divina Mãe do nosso Salvador, Louvar-nos, amar-vos e enaltecer-vos é o noviciado do céu". (S. Bernadette)

Rezar:1 Pai Nosso - 1 Ave Maria - 1 Glória ao Pai

2º dia - Amor a Deus Obtende-nos, ó Santa Bernadette, de amar sempre fielmente e profundamente Nosso Senhor, a quem devemos tudo. Que todos os atos de nossa vida sejam inspirados por este amor e sejamos seu reflexo.

Pensamento espiritual:"Ó Jesus, acendei tanto amor em meu coração, para que um dia inflame para chegar até vós". (S. Bernadette)

Rezar:1 Pai Nosso - 1 Ave Maria - 1 Glória ao Pai

3º dia - Humildade

Ó Santa Bernadette, que fostes escolhida da Mãe de Deus, porque a simplicidade do vosso coração lhe era particularmente cara, fazei que pratiquemos e amemos a humildade cristã.

Pensamento espiritual:"Quanto mais me abaixar tanto mais me tornarei grande no coração de Jesus". (S. Bernadette)

Rezar:1 Pai Nosso - 1 Ave Maria - 1 Glória ao Pai

4º dia - Resignação no sofrimento

Santa Bernadette, vós que soubestes tão pacientemente e com tanta confiança em Deus, suportar os sofrimentos morais da contradição, quando conversáveis com a Virgem do Céu, e suportar as dores físicas da doença, obtende-nos esta mesma resignação nas penas de nossa vida.

Pensamento espiritual:"A Cruz pode substituir tudo, mas nada pode substituir a Cruz". (S. Bernadette)

Rezar:1 Pai Nosso - 1 Ave Maria - 1 Glória ao Pai

5º dia - Oração

Ensinai-nos, ó Santa Bernadette, a pedir a Deus, por intermédio da intercessão de sua Mãe divina, em todas as necessidades, nas quais nos possamos encontrar, como a própria Virgem Maria vô-lo ensinouem Massabiele.

Pensamento espiritual:"Como sois bom, ó Senhor, para com todos que vos procura e que se jogam em vossos braços, tendo compaixão das fraquezas de cada dia.". (S. Bernadette)

Rezar:1 Pai Nosso - 1 Ave Maria - 1 Glória ao Pai

6º dia - Abandono à Vontade de Deus

Vós que fostes, ó Santa Bernadette, o instrumento tão dócil à vontade de Deus, expressa por intermédio de Maria, ensinai-nos a obedecer lealmente à vontade de Deus, e submeter-nos generosamente a tudo quanto nos pede.

Pensamento espiritual:"Estou no mundo para servir a Deus e salvar a minha alma: acenderei de vossas mãos, ó meu Deus, convencida que um pai tão bom, não pode entristecer os seus filhos". (S. Bernadette)

Rezar:1 Pai Nosso - 1 Ave Maria - 1 Glória ao Pai

7º dia - Caridade

Nós queremos assemelhar-nos a vós, ó Santa Bernadette, no nosso amor a Deus e aos homens, e tornar-nos como vós instrumentos dóceis da Providência para o bem do nosso próximo.

Pensamento espiritual:"Imitar a bondade de Jesus, curar as feridas em vez de infligir as mesmas. A caridade ultrapassa todas as virtudes". (S. Bernadette)

Rezar:1 Pai Nosso - 1 Ave Maria - 1 Glória ao Pai

8º dia - Penitência

Fazei-nos compreender, Santa Bernadette, a necessidade da mortificação pelo resgate de nossa culpar pela remissão das culpas dos irmãos, conforme a mensagem que nos transmitistes da parte da Rainha do céu.

Pensamento espiritual:"Penitência, penitência, penitência". (Nossa Senhora à S. Bernadette)

Rezar:1 Pai Nosso - 1 Ave Maria - 1 Glória ao Pai

9º dia - Vida interior

Nós queriamos como vós, ó Santa Bernadette, viver sob o olhar de Deus e da Virgem Maria. Obtende-nos a graça de nos assemelhar-nos a vós espcialmente neste sentido.

Pensamento espiritual:"A alma interior vê Deus em todas as coisas e aproveita de tudo para unir-se a Ele: fala pouco; as suas virtudes e suas ações falam por si mesmas". (S. Bernadette)

Rezar:1 Pai Nosso - 1 Ave Maria - 1 Glória ao Pai

Nenhum comentário: