quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Nossa Senhora dos Navegantes



Nossa Senhora dos Navegantes Festa 2 de fevereiro

Consta que o início da devoção à Nossa Senhora dos Navegantes originou-se na Idade Média por ocasião das Cruzadas, quando os cristãos invocavam a proteção de Maria Santíssima. Sob o título de "Estrela do Mar", rogavam sua proteção os cruzados que faziam a travessia pelo Mar Mediterrâneo em direção à Palestina. É a padroeira não só dos navegantes, mas também de todos os viajantes. Tal tradição foi mantida entre os marítimos e foi difundida pelos navegadores portugueses e espanhóis, disseminando-se entre os pescadores litorâneos principalmente nas terras colonizadas pela Espanha e Portugal. As conseqüências foram a multiplicação de capelas, igrejas e santuários nas regiões pesqueiras, particularmente no Sul do Brasil, onde a concentração de cidades que a veneram como padroeira é significativamente expressiva.
Primitivamente a localidade de Navegantes, assim como toda a Itajaí, era habitada por índios carijós. Em 1795, José Ferreira de Mendonça, piloto demarcador da Real Fazenda, veio, por ordem do Conde de Resende, Vice-Rei do Estado, demarcar uma sesmaria na praia de Itajaí.
Até o ano de 1912, Navegantes, um bairro de Itajaí, não tinha denominação, era conhecido apenas como "outro lado". A partir daí começou-se a discutir a necessidade de dar-lhe um nome. Diversas sugestões apareceram, até que, em 17 de dezembro de 1912, o Conselho Municipal deu-lhe o nome de Navegantes, tendo em vista o arraial ser habitado, em sua maioria, por navegadores e já ter como Padroeira Nossa Senhora dos Navegantes.
Anualmente, a 2 de fevereiro, celebra-se a festa da Padroeira, Nossa Senhora dos Navegantes, com uma grandiosa procissão fluvial, para a qual afluem fiéis desta e de Paróquias vizinhas.
Um Decreto da Cúria Metropolitana de Florianópolis, datado de 23 de julho de 1996, com vigência a partir de 18 de agosto de 1996, cria na igreja matriz de Nossa Senhora dos Navegantes o Santuário Arquidiocesano sob a invocação de Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes. A solene instalação e posse do primeiro Reitor deu-se às 18 horas do dia 18 de agosto do mesmo ano, sendo presidida pelo Sr. Arcebispo Metropolitano.

Oração a Nossa Senhora dos Navegantes

Ó Nossa Senhora dos Navegantes, Santíssima Filha de Deus, criador do céu, da terra, dos rios, lagos e mares; protegei-me em todas as minhas viagens.
Que ventos, tempestades, borrascas, raios e ressacas não pertubem a minha embarcação e que nenhuma criatura nem incidentes imprevistos causem alteração e atraso na minha viagem ou me desviem da rota traçada.
Virgem Maria, Senhora dos Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação no abismo do desânimo e do desespero.
Nossa Senhora dos Navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo desaparece; o ânimo e a disposição de lutar e de vencer torna a me fortalecer. Com a vossa proteção e a bênção de vosso Filho, a embarcação da minha vida há de ancorar segura e tranqüila no porto da eternidade. Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós.

Oração a Nossa Senhora dos Navegantes

Senhora dos Navegantes, sois ideal e estímulo para uma vida perseverante de amor a Deus e de bondade para com o próximo. Sois a “a mais alta realização do Evangelho e o modelo perfeito do cristão”. Sois cheia de graça e bendita entre as mulheres.
Todas as gerações vos proclamam bem aventurada porque vos fizestes a serva do Senhor. Dai-nos sempre vontade decidida de melhor buscar, conhecer e seguir Cristo.
Amém.

Nenhum comentário: