quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Nossa Senhora da Saúde



Nossa Senhora da Saúde Festa 20 de abril

A devoção a Nossa Senhora da Saúde teve início em Portugal, na época da “grande peste”, em meados do século XVI. No verão de 1569 o contágio chegou ao máximo e todos os esforços foram feitos pelo rei D. Sebastião, que chegou a pedir médicos à Espanha, a fim de debater o mal. O povo então, ao ver que os recursos humanos falhavam, recorreu à Mãe de Deus, organizando procissões de penitência em honra de Nossa Senhora da Saúde. Em 1570, tendo diminuído o número de mortes, foi escolhido o dia 20 de abril para agradecer a nossa a Senhora pelos benefícios.
Um certo dia uma pequena pastora Saudel, andava com as suas ovelhas quando lhe aparecera uma linda senhora e que lhe pedira para que seu pai lhe construí-se uma capela. A menina ao chegar a casa, contou o que acontecera, e embora o seu pai estivesse incrédulo com o acontecimento, lhe disse que eles eram muito pobres, e nem sequer tinham dinheiro para comprar pão, como haveria ele de fazer uma capela...
Ao outro dia, a menina fora ao mesmo lugar e contou o que o pai lhe dissera, à senhora que lhe voltou a aparecer, então, Nossa Senhora revelou-lhe que conforme fossem aparecendo os gastos, assim o dinheiro apareceria debaixo da almofada da cama. Sendo assim, o pai da menina, pedreiro por profissão, começou por construir uma pequena capela, e Nossa Senhora voltou a aparecer, pedindo para que a capela fosse maior e que lhes dessem o nome de Senhora da Saúde. E assim foi construída no ano de 1745.
O nome Senhora da Saúde, é dado a um recinto onde se encontra a capela construída em louvor de Nossa Senhora da Saúde, trata-se de um lugar ermo, bonito e que nos proporciona uma enorme paz, tranquilidade, sossego e uma maravilhosa paisagem. Além de ser um belo e calmo lugar, toda esta fé se envolve nas Histórias e milagres, tais como:
Fonte das Bicas
Nesta fonte existem duas bicas de água, cuja nascente se encontra por baixo da Capela de N. Sra. da Saúde, esta é uma água muito saborosa e cristalina.
Perto destas bicas, encontram-se duas portas de ferro, que antigamente se utilizavam como banheiros, eram pequenas poças de água, proveniente das bicas, e que segundo reza a história, todas as sextas feiras à meia noite, vinha uma pombinha de dentro da capela, benzer essa água, daí se dizer que a água que ainda hoje brota nessas bicas, é miraculosa.
Nesses banheiros eram mergulhadas crianças doentes para que curassem, ou então, apenas se colocava uma camisa da criança enferma, e consoante a camisa fosse ao fundo, ou ficasse no cimo da água, se “ditava a sentença de morte ou vida” da mesma, respectivamente.

História da Carvalha
Em 1994, secou uma árvore com muitas centenas de anos, conta-se que era um castanheiro e que pertencia a mais do que um herdeiro, tendo um deles ido roubar castanhas ao outro. Daqui gerou-se uma luta entre eles, e quando voltaram ao mesmo local, no dia seguinte, comprovaram que Nossa Senhora da Saúde, os castigara de tão soberba luta, transformando o castanheiro em carvalha.
A veracidade desta lenda encontrou-se à vista de todos, até esta data, pois o seu tronco, que se encontra do lado direito da descida para o coberto das velas, ainda existente, é de castanheiro, mas as folhas que este dera até 1994, eram de carvalha.
História do Cruzeiro
No recinto de N. Sra. da Saúde, fora mandado construir em 1840, um cruzeiro, que em nada seria diferente dos outros cruzeiros, se não fosse a invulgar presença de uma cobra enroscada ao longo do pé do cruzeiro. Esta estranha situação deve-se ao fato de que num dia de verão um senhor, vindo cansado do seu trabalho, ao passar nesse local, pisara uma serpente, e no momento do ataque, invocou Nossa Senhora da Saúde para o ajudar, nesse preciso momento a cobra desapareceu misteriosamente, devido ao milagre que acontecera, esse senhor como forma de gratidão mandou construir esse cruzeiro.

Oração a Nossa Senhora da Saúde

Virgem Puríssima, que sois a Saúde dos Enfermos, o Refúgio dos Pecadores, a Consoladora dos Aflitos e a Despenseira de todas as graças, na minha fraqueza e no meu desânimo apelo hoje, para os tesouros da vossa divina misericórdia e bondade e atrevo-me a chamar-vos pelo doce nome de Mãe. Sim, ó Mãe, atendei-me em minha enfermidade, dai-me a saúde do corpo para que possa cumprir os meus deveres com ânimo e alegria, e com a mesma disposição sirva a vosso Filho Jesus e agradeça a vós, Saúde dos Enfermos. Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós. Amém.
Nossa Senhora da Saúde! Rogai por Nós!

Nenhum comentário: