quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Nossa Senhora de Schoenstatt




Nossa Senhora Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt Festa 18 de outubro

A Imagem de Nossa Senhora foi oferecida aos congregados na primavera do ano de 1915. Eles a aceitaram, não por ser uma obra de arte, mas sim por ser um presente de um professor, e viram nisto um sinal de DEUS.
O sacerdote diocesano de Coblença que lecionava francês no seminário, ouviu que Pe. Kentenich estavam procurando uma imagem da Mãe de Deus para a Capelinha. Informou ao Pe. que numa loja de antiguidades em Freiburg havia uma bela imagem e o preço era acessível. Por desejo do Pe. mandou buscá-la e deu-a de presente à Congregação Mariana.
No início, alguns não gostaram da imagem, pois queriam outra mais sóbria. Mas, não tendo possibilidade de adquiri-la e não querendo melindrar a generosidade do professor, aceitaram-na. Em 19 de abril de 1915, colocaram-na sobre o altar em sua Capelinha.
Esta imagem é de um pintor italiano (Crosio - 1800) e seu título era "Refugium Peccatorum".
O nome "Mater ter Admirabilis" começou a ser usado em Schoenstatt a partir do ano de 1915.
O novo título: "Mater ter Admirabilis", Mãe Três Vezes Admirável, surgiu da seguinte maneira: Em maio de 1915, o Pe. Kentenich encontrou um livro que narrava a história da Congregação Mariana de Ingolstadt, fundada em fins do século XVI. Neste livro, descobriu quão grandes coisas a Mãe de Deus realizou outrora por meio desta pequena elite de jovens. O Pe. Kentenich e os congregados, em Schoenstatt, descobriram que a Mãe de Deus educou estes jovens, transformou-os em grandes personalidades, que atuaram na vida eclesiástica e na política. O título da imagem de Nossa Senhora na capela da Congregação Mariana em Ingolstadt era: "Mater ter Admirabilis" - Mãe Três Vezes Admirável.
Os congregados de Schoenstatt começaram a trabalhar com o 'Paralelo Ingolstadt ¬Schoenstatt'. Schoenstatt deve ser para o tempo de hoje o que foi Ingolstadt para a sua época.
Por isso, os congregados não duvidaram em dar o mesmo nome da imagem de Ingolstadt - Mater Ter Admirabilis - à imagem do Santuário da Congregação. A origem deste nome remonta ao ano de 1604. No dia 5 de abril deste ano, o Pe. Rehm, durante uma hora de oração, na qual os congregados rezavam a Ladainha Lauretana, perguntou-se com qual destes títulos Nossa Senhora mais gostava de ser invocada. Neste momento ele recebeu uma luz sobrenatural e reconheceu que o título "Mater Admirabilis" era o maior louvor que se podia dar a Maria. No dia seguinte, o Pe. e viu Nossa Senhora, ao ser invocada como "Mater Admirabilis". O Pe. pediu então que se cantasse três vezes esta invocação. A partir deste dia os Jesuítas, ao rezarem a ladainha, começam a repetir três vezes este nome ou a dizer mais simplesmente "Mater Ter Admirabilis". Este título ficou então ligado à imagem de Maria do Colloquium Marianum de Ingolstadt e, mais tarde, também à nossa imagem de Maria de Schoenstatt.
A partir de 1915, em Schoenstatt, se venera e invoca a Mãe de Deus sob o título: Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
Em 1939, com a coroação da Mãe de Deus no Santuário Original, recebeu o nome de Rainha e, em 1974, Vencedora quando foi coroada na Igreja da Adoração.
Deste modo a invocamos: Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt!

Explicação da imagem: Esta imagem é expressão da nossa piedade mariana e da nossa entrega total a Deus.
A íntima união entre Mãe e Filho está expressa em diversos detalhes: a Mãe segura o.Filho com as duas mãos: à esquerda aperta-o bem a si; à direita segura o braço de Jesus expressando, através da pequena elevação, a sua atitude de entrega que oferece o Menino ao Pai.
O véu que, geralmente envolve um segredo, cobre a Mãe e o Menino, dizendo-nos que Jesus é o segredo do coração de Maria. A união de corações é realçada através do tom mais escuro. Este indica o coração da Mãe sobre o qual repousa o Menino. A mão da Mãe por sua vez, repousa junto do coração do Filho. Embora esta união entre Mãe e Filho seja tão íntima, nota-se simultaneamente uma atitude de desprendimento:
A Mãe tem o Menino no colo, mas apesar de tudo, sente-se que é uma outra força que tem o poder sobre ele, a força do sobrenatural, do Pai ¬representada pelas nuvens.
O olhar de ambos está dirigido para nós. A Mãe procura com os seus olhos quem queira receber o seu Filho para que este o guie ao Pai.

Oração a Nossa Sra. Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt

Querida Mãe, Rainha e Vencedora Admirável de Schoenstatt!
Com iluminada Confiança, me aproximo de tí, para receber
teu auxílio em minha grande aflição; pois teu Divino Filho,
na cruz, me deu a ti como minha mãe, dirigindo também a
mim as palavras: "Eis aí tua Mãe !" E a ti disse ele: "Eis aí
teu Filho !". Que consolo para mim, receber-te por Mãe !
Por isso dirijo-me a ti em meu grande sofrimento. Bem
conheces minha pesada cruz. Peço-te confiante, que me
ajudes, ó grande Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de
Schoenstatt, pois nunca se ouviu dizer que tenha abando-
nado algum filho teu que buscou refúgio em ti. Tu mesma
sentiste o peso e a aflição da vida! Estiveste ao pé da cruz,
como a Mãe das Dores. E será que agora não irás atender
ao meu pedido, quando te confio, suplicante, o meu sofri-
mento ? Não, jamais ! Tu és a saúde dos enfermos, a
consolação dos aflitos, o auxílio dos cristãos. Inspira-me,
porém, confiança especial o fato de seres chamada
"Mãe Rainha Três Vezes Admirável".
Este honroso título expressa que sempre e em toda parte
és admirável. Intercede, pois, junto ao teu querido Filho,
para que me atenda. E, eternamente, quero cantar o teu
Magnificat, bendizendo as misericórdias do Senhor.
Amém.

Nenhum comentário: