quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Nossa Senhora de Salette



Nossa Senhora de Salette Festa 19 de setembro

Nossa Senhora de La Salette(em françês Notre-Dame de la Salette) foi o termo pelo qual é chamado a Virgem Maria que fez aparições na montanha de Salete, Isére, nos Alpes franceses. Nossa Senhora segundo a historia apareceu em 19 de setembro de 1846, para duas crianças, Maximino Giraud de 11 anos e Melânia Calvat de 15 anos . O culto de La Salette floresceu no século XX, e, juntamente com Nossa Senhora de Lourdes (1858) e Nossa Senhora de Fátima (1917) La Salette continua a ser uma das mais famosas aparições marianas da idade moderna.
Os dois pastorinhos - Maximino Giraud e Melânia Calvat haviam recebido uma educação limitada. A aparição consistia em três fases diferentes.As crianças viram numa luz resplandecente, uma bela dama em um estranho costume ,falando alternadamente francês e patois. Ela estava sentada sobre uma pedra e, as crianças relataram que a "Belle Dame" estava triste e chorando,com seu rosto descansando em suas mãos. A Bela Senhora põe-se de pé.E disse: "Vinde, meus filhos, não tenhais medo, aqui estou para vos contar uma grande novidade!" "Se meu povo não quer submeter-se, sou forçada a deixar cair o braço de meu Filho. É tão forte e tão pesado que não o posso mais"
"Há quanto tempo sofro por vós"
"Dei-vos seis dias para trabalhar, reservei-me o sétimo, e não mo querem conceder! É isso que torna tão pesado o braço de Meu Filho"
"E também os carroceiros não sabem jurar sem usar o nome de meu Filho. São essas as duas coisas que tornam tão pesado o braço de meu Filho"
"Se a colheita for perdida a culpa é vossa (...) Orai bem, obrai o bem."
"Se a colheita se estraga, e só por vossa causa, Eu vo-lo mostrei no ano passado com as batatinhas: e vós nem fizestes caso! Ao contrário, quando encontráveis batatinhas estragadas, juráveis usando o nome de meu Filho. Elas continuarão assim, e neste ano, para o Natal, não haverá mais"
Então, as crianças descem até a Bela Senhora. Ela não parava de chorar. Segundo os relatos das crianças a Senhora era alta e toda de luz. Vestia-se como as mulheres da região: vestido longo, um grande avental, lenço cruzado e amarrado as costas, touca de componesa. Rosas coroam sua cabeça, ladeiam o lenço e ornam seu calçado. Em sua fronte a luz brilhava como um diadema. Sobre os ombros carregava uma pesada corrente. Uma corrente mais leve prendia sobre o peito um crucifixo resplandecente, com um martelo de um lado, e de outro uma torques.Assim a Bela Senhora falou em segredo a Maximino e depois a Melânia. E novamente, os dois em conjunto ouvem as seguintes palavras: "Se se converterem, as pedras e rochedos se transformarão em montões de trigo, e as batatinhas serão semeadas nos roçados" E a Bela Senhora conclui, não mais em patois, e sim em francês: "Pois bem, meus filhos, transmitireis isso a todo o meu povo." Referindo-se a tudo o que conversaram.Terminou assim a aparição.Segundos as crianças ela andava, mas as plantas de seus pés não esmagavam a relva, quase não dobravam os talos. Melanie correu e a contemplou de novo lá no alto. E depois segundo ela, viu o rosto e a figura da Senhora desaparecendo à medida que a luminosidade aumentava.
Uma investigação aprofundada da aparição foi feita e concluída em Novembro de 1847. O relatório foi aprovado pela comissão, enviado ao Papa Pio IX, em Agosto de 1848. As conclusões do relatório foram aceites pela Santa Sé. No entanto,houve resistência dentro da hierarquia da Igreja Católica na França, e as duvidas não desapareceram totalmente.Já que o Cardeal de Bonald, não acreditou que a aparição era verdadeira,. Em 2 de julho e 1851 as crianças anotaram por escrito sobre a aparição e dos segredos da Virgem Maria que lhes foram comunicados . O texto dos dois segredos foram ambos entregues ao Papa Pio IX em 18 de julho de 1851. Em 19 de julho de 1851, o quinto aniversário da aparição, a aparição foi aprovado oficialmente em uma carta pastoral do bispo diocesano sob o título de Nossa Senhora de La Salette.
O tema central das mensagens da Virgem para a humanidade foi que eles tinham que desdenhar o pecado mortal e fazer penitência, ou sofreriam terríveis sofrimentos. A Virgem Maria predisse eventos futuros da sociedade e da Igreja. O cumprimento destas previsões foi também visto como uma das indicações da veracidade da aparição nas investigações que se seguiram à aparição. No que diz respeito à sociedade, a Virgem Maria previu que a colheita seria completamente fracassada. Em Dezembro de 1846, a maior parte das camadas populares foram atingidos por doenças, e em 1847 uma fome Europa, que resultou na perda de cerca de um milhão de vidas, incluindo cem mil só na França. A Cólera se tornou prevalente em várias partes da França e custou a vida de muitas crianças. O desaparecimento da Segunda República Francesa, com a Guerra franco-prussiana (1870-1871) e a revolta da Comuna de Paris de 1871 foram igualmente previsto. No que diz respeito à Igreja, ela previu que a fé católica na França e no mundo, como na hierarquia católica de padres e bispos iria diminuir bastante, por causa dos muitos pecados de leigos e do clero. Guerras iriam ocorrer se os homens não se arrependessem, e a total destruição das cidades de Paris e Marselha. A Humanidade foi alertada para a vinda do anticristo e do fim dos tempos.Para Maximino, ela previra a conversão da Inglaterra na fase final do apocalipse.
O santuário de La Salette está localizado em uma alta pastagem alpina a uma altitude de cerca de 6000 pés, cerca de 9 milhas da cidade mais próxima. Agora facilmente acessível de carro, ônibus e táxi, o santuário opera um serviço de hospedagem com uma variedade de acomodações. A montanha paisagem ao redor do santuário é espectacular e é cercada por uma rede de trilhas para caminhada. A Basílica de Nossa Senhora de La Salette foi iniciada em 1852, concluída em 1865, e designado uma basílica em 1879. É um grande, quase austera igreja, com uma fachada ladeada por duas torres. No interior, na basílica a nave é delimitada por duas fileiras de colunas Bizantinas.Possui três medalhões representando as fases da aparição, os prantos, a mensagem, e a partida. A basílica também inclui um pequeno museu que documenta a história de La Salette. Fora da basílica, os peregrinos podem tomar um caminho que conduz ao local da aparição, o chamado Vale da aparição.Lá há estátuas de bronze erguidas em 1864 representando as três fases da aparição.
O crucifixo La Salette, usado pela Virgem Maria contem características adicionais, um martelo,e uma pinca ou um alicate. O martelo simboliza o pecador cravando Jesus na cruz pelos seus pecados e o alicate representa todos nós tentando remover os pregos da cruz pelas nossas vidas virtuosas e pela fidelidade à Jesus.

Oração à Nossa Senhora da Sallete

Lembrai-vos, ó Nossa Senhora da Sallete,
das lágrimas que derramastes no Calvário.
Lembrai-vos também dos angustiados cuidados
que tendes por mim para livrar-me da justiça de Deus.
Depois de terdes demonstrado tanto amor por mim,
não podeis abandonar-me.
Animado por este pensamento consolador
venho lançar-me a vossos pés.
Apesar de minhas infidelidades e ingratidões.
Não rejeiteis a minha oração, ó Virgem reconciliadora,
mas atendei-me e alcançai-me a graça que tanto necessito.
Ajudai-me a amar a Jesus sobre todas as coisas.
Eu quero enxugar as vossas lágrimas
por meio de uma vida santa
e assim merecer um dia viver convosco
e desfrutar a felicidade eterna do céu.
Amém.

Oração à Nossa Senhora da Salette

Lembrai-vos, ó Nossa Senhora da Salette, das lágrimas que derramastes por nós, no Calvário. Lembrai-vos também dos cuidados que, sem cessar, tendes por vosso povo, a fim de que, em nome de Cristo, se deixe reconciliar com Deus. E vede se, depois de tanto terdes feito por vossos filhos, podeis agora abandoná-los.
Reconfortados por vossa ternura, ó Mãe, eis-nos aqui suplicantes, apesar de nossa infidelidade e ingratidão. Não rejeiteis nossa oração, ó Virgem Reconciliadora, mas volvei nosso coração para vosso filho. Alcançai-nos a graça de amar Jesus acima de tudo, e de vos consolar por uma vida de doação, para a alegria de Deus e o amor de nossos irmãos.
Amém.

Nenhum comentário: