quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Nossa Senhora do Bom Parto



Nossa Senhora do Bom Parto Festa 18 de dezembro

Logo após a fundação da cidade do Rio de Janeiro, construiu-se uma capela dedicada a Nossa Senhora do Ó, também chamada da Expectação ou do Parto.
Anos depois o templo ruiu e os frades carmelitas edificaram no local uma igreja em homenagem a Nossa Senhora do Carmo. A Virgem do Parto teria caído no esquecimento se não fosse a piedade de um certo João Fernandes, mulato, da Ilha da Madeira, que resolveu levantar uma capela para alojar a imagem que trouxera de sua terra natal.
Frei Agostinho de Santa Maria marca o ano de 1653, como o da fundação da igreja do Parto, mas parece que ela já existia em 1649. No início do século XVIII, a Irmandade dos Clérigos de São Pedro ali se estabeleceu e reedificou o santuário.
Décadas depois o bispo D. Frei Antonio do Desterro ergueu, no terreno contíguo ao templo, um asilo para "mulheres desonestas" que estivessem arrependidas e fundou então o chamado Recolhimento do Parto, de triste memória por ser uma arma terrível na mão dos maridos que queriam desfazer-se de suas esposas. Tornou-se um espectro ameaçador para muitas senhoras e uma arma de prepotência e de disciplina doméstica para os maridos.
Uma das mais famosas esculturas brasileiras de Nossa Senhora do Parto é a da matriz de Vila Boa de Goiás, executada pelo escultor e dourador José Joaquim da Veiga Vale, natural de Pirenópolis, que viveu no século passado.
Atualmente ela se encontra no Museu de Arte Sacra da capital goiana. Nossa Senhora do Parto teve inúmeros devotos em vários países e em todas as épocas, especialmente entre as mulheres grávidas, pois o parto sempre foi um ponto de interrogação na vida de uma mulher, principalmente no tempo em que a medicina não possuía as condições atuais de proteger a mãe e a criança. Muitos homens casados também a invocavam para que suas esposas fossem bem sucedidas na hora de dar à luz.


Oração à Nossa Senhora do Bom Parto

Ó Maria Santíssima, vós, por um privilégio especial de Deus, fostes isenta da mancha do pecado original, e devido a este privilégio não sofrestes os incômodos da maternidade, nem ao tempo da gravidez e nem no parto; mas compreendeis perfeitamente as angústias e aflições das pobres mães que esperam um filho, especialmente nas incertezas do sucesso ou insucesso do parto. Olhai para mim, vossa serva, que na aproximação do parto, sofro angústias e incertezas. Dai-me a graça de ter um parto feliz. Fazei que meu bebê nasça com saúde, forte e perfeito. Eu vos prometo orientar meu filho sempre pelo caminho certo, o caminho que o vosso Filho, Jesus, traçou para todos os homens, o caminho do bem. Virgem, Mãe do Menino Jesus, agora me sinto mais calma e mais tranqüila porque já sinto a vossa maternal proteção.
Nossa Senhora do Bom Parto, rogai por mim!

Nenhum comentário: