quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Nossa Senhora de Belém



Nossa Senhora de Belém Festa 01 de setembro

No final do III e começo do IV século, com as grandes peregrinações aos lugares santos, Santa Helena, mãe do Imperador Constantino, manda conservar os lugares mais importantes da vida de Jesus e de Maria, isto já nos anos 330.
As celebrações do Oriente chegam também ao Ocidente.
A Idade Média foi marcada por muitas peregrinações à Terra Santa. Religiosos e peregrinos que visitaram a Terra Santa, devido a uma imagem bizantina da Virgem Santíssima conhecida como Santa Maria de Belém trouxeram esta devoção que se espalhou pela Europa, chegando também a Portugal. No início do século XV, o infante D. Henrique, fundador da Escola de Sagres e grande incentivador das navegações portuguesas, mandou construir na praia de Rastelo, em Lisboa, uma igreja dedicada a Santa Maria de Belém. Foi construída também a Torre de Belém, às margens do rio Tejo.
Dizia ele que, assim como a estrela de Belém guiou os Reis Magos até a manjedoura onde se achava o Menino Deus, assim também a Senhora de Belém ajudaria a encontrar novas terras e o caminho para as Índias.
A busca de novos horizontes tinha também como objetivo propagar a fé. Em 1497, na pequena ermida de Rastelo, antes de seguir à procura das Índias, Vasco da Gama passou a noite em oração e assistiu a Santa Missa. A viagem foi um sucesso. Em agradecimento à proteção da Soberana dos Mares, el-rei D. Manoel transformou a humilde capela de Santa Maria de Belém no grande mosteiro conhecido como “Os Jerônimos”.
Pedro Álvares Cabral, antes de iniciar sua viagem de descobrimento, na mesma igreja de Santa Maria de Belém, assistiu a Santa Missa e segui em procissão com o rei até o cais, onde a frota estava pronta para zarpar.
Cabral trouxe em seu navio uma imagem de Nossa Senhora.
Trazida para o Brasil pelos primeiros povoadores, esta invocação da Mãe de Jesus teve muitos devotos devotas em todo o território nacional, especialmente em Itatiba São Paulo; em Belém no Pará; em Guarapuava Paraná.

Nenhum comentário: