sábado, 24 de janeiro de 2009

São Paulo



São Paulo Festa 29 de junho

São Paulo, o apóstolo, mártir e um dos grandes missionários, místicos e teólogos da Historia da Igreja. Ele nasceu na cidade de Tarsus na Cilicia, Ásia Menor (hoje Turquia). Filho de uma tribo de judeus de Benjamim. Tornou-se um cidadão romano chamado Saul e foi criado como fariseu (a mais rígida seita judia do período). Em Tarsus, aprendeu a arte de fazer tendas o que foi muito útil quando passou a peregrinar por todo o império romano, e estudou a lei judáica, o Grego e o Latin. Enviado por algum tempo para Jerusalém ele encontrou ali um professor, o famoso rabino Gamaliel, e ficou especialista no Torah. Ele retornou a Tarso antes de Jesus começar o seu ministério público e ali gradualmente teve contato com a nova seita do Nazareno, como os primeiros seguidores de Cristo eram chamados, e tornou-se um dedicado oponente da nova Igreja.
Indo para Damasco para fazer perseguição aos Nazarenos ele foi convertido enquanto estava na estrada. Deixado cego por uma luz brilhante, que ele entendeu que era o próprio Cristo, foi levado para Damasco e ficou por três dias na escuridão. Sendo batizado por Ananias, sua visão voltou imediatamente e ele deixou a cidade e ficou vários anos na Arábia em prece e meditação. Retornando a Damasco, ele começou a pregar a sua fé com grande habilidade, convicção e persistência. Ele foi a Jerusalém onde se encontrou com Pedro e outros apóstolos. Seus esforços missionários criaram muita revolta em algumas cidades–ele foi até mesmo apedrejado e deixado para morrer pela multidão enfurecida em uma delas- mas ele encontrou solo espiritual fértil entre o Gentios. Paulo retornou a Antiópia com notícias que ele havia aberto a porta da fé para os Gentios. Paulo foi o mais ardente missionário entre as populações pagãs do Império Romano. No seu retorno a Jerusalem 5 anos depois ele foi atacado por inimigos dos judeus e foi salvo de morte certa por um esquadrão de soldados romanos. Acusado de trazer gentios para o templo, ele ficou três anos na prisão e quando o seu julgamento afinal aconteceu, ele apelou para Roma. Foi então enviado de navio para Roma sob uma guarda romana, mas o navio naufragou ao chegar em Malta. Finalmente julgado em Roma, foi absolvido. Paulo permaneceu alguns anos na obscuridade, estudando e meditando. Preso mais uma vez, foi trazido de volta para Roma e colocado em confinamento vigiado.
Seu martírio se deu em 67 DC sob o comando do Imperador Nero, Paulo teria sido decapitado ; mas de acordo com os apócritos ele foi espancado até a morte e conseguiu a conversão dos dois soldados romanos, Longus e Cestus, que o trouxeram para o local da execução. Ele teria sido enterrado no cemitério da Via Ostia, local onde hoje está erigida a Basílica de São Paulo de Fuori le Mure (" São Paulo de fora dos muros").
Um dos mais imaginativos, eloqüentes, e apaixonados escritores cristãos, Paulo foi aprisionado, espancado, afogado, apedrejado, e finalmente martirizado pela sua fé. Durante as suas jornadas missionárias ele escreveu muitas, várias e extensas cartas. Um terço do novo testamento são as suas cartas. Seus admiráveis escritos tiveram um profundo efeito na teologia cristã, e as suas teses no que se refere as graças, predestinação, a liberdade de escolha , o batismo, e a perfeição cristã, são tidos como doutrinas cristãs.
Ele é tradicionalmente simbolizado com o livro e a espada.
Ele é considerado o primeiro Doutor da Igreja Católica.

Oração a São Paulo Apóstolo

São Paulo, incansável Apóstolo dos gentios, em Éfeso destruístes livros que prejudicavam o povo. Olhai agora para todos nós. Estais vendo que uma imprensa escrita, falada e televisada vai arrancando a fé e minando os bons costumes do nosso povo.
Santo Apóstolo, iluminai os jornalistas e escritores que trabalham na comunicação: que espalhem somente mensagens construtivas. Daí a todos coragem, para que evitem tudo quanto se opõe à libertação e promoção das pessoas, famílias, comunidades e nações.
Alcançai-nos a graça de sermos cristãos ativos. Que aprendamos a discernir, com senso crítico, as mensagens que recebemos diariamente das leituras, do rádio, da televisão e do cinema, dos audiovisuais em geral. E possamos divulgar, de acordo com nossa capacidade e possibilidade, uma imprensa que orienta para Deus, promove o conhecimento da verdade e ajuda o bem estar temporal e eterno de todos. Amém.

Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o Sinal da Cruz.

Nenhum comentário: