sábado, 24 de janeiro de 2009

São Lázaro



São Lázaro Festa 17 de dezembro

Discípulo e amigo de Jesus, irmão de Marta e Maria, residentes em Bethany, subúrbio de Jerusalém em Israel. Morreu e foi ressuscitado por Jesus vários dias após a sua morte a pedido de Marta onde Jesus por varias vezes se hospedou e a considerava uma excelente cozinheira. Teria sido a inabalável fé de Marta que teria dito "Não tem importância, Jesus vai curá-lo apesar de já estar morto. Vão chamá-lo ". Diz a tradição que Lázaro já estava fedendo quando Jesus chegou para salva-lo. Não há dúvida que foi o maior milagre de Jesus.
Segundo uma das varias tradições, Lázaro, Marta e Maria vão a França onde ele se torna o primeiro bispo de Marselha antes de ser martirizado. Em outra versão Lázaro e suas irmãs vão para Chipre onde ele se torna bispo de Kition ou Lamaka. As suas supostas relíquias teriam sido transladadas para Constantinopla e varias igrejas e capelas foram erigidas em sua honra na Síria.
A Basílica de São Lázaro, santo padroeiro de Lanarka, construída em 890 DC era um templo cristão do quinto século no qual existia um sarcófago com a com a inscrição: "Lazarus, o amigo de Cristo". Isto reforça a tradição que ele viveu sua "segunda vida ressuscitado" em Kition, Lanarka.
A devoção a Lázaro era muito comum na Igreja antiga.
A imagem do santo mostra-o de muletas com um cão lambendo-lhe as chagas espalhadas pelo corpo todo. Os nossos irmãos africanos nos ensinaram que Omulú é o protetor contra as doenças e contra a peste e que seu corpo é coberto com uma roupa de palha que lhe esconde as feridas, por esse motivo o sincretismo com São Lázaro ocorreu. Outros o sincretizam a São Roque ou a São Cipriano.

Oração a São Lázaro


"Ò São Lázaro, vós suportastes os sofrimentos da vida terrena com
a certeza de alcançar a felicidade no céu, abri meu coração à palavra
de Deus na Bíblia e aos ensinamentos da Igreja Católica, dai-me um
coração sensível às doenças e a miséria dos meus irmãos, abri meus
olhos para ver e compreender aquilo que se diz por ai: "O que aqui se
faz aqui se paga". é uma sentença falsa e enganosa, porque a justiça
perfeita e definitiva só acontece na outra vida. Ajudai-me a crer com
firmeza na realidade do céu e do inferno, para que eu não venha a me
arrepender quando já é tarde, como aconteceu com o rico da parábola.
São Lázaro, rogai por mim e por meus irmãos. Amém".

Nenhum comentário: