sábado, 24 de janeiro de 2009

São Longuinho



São Longuinhos ou Longinhos Festa 15 de março

São Longuinhos viveu no primeiro século, contemporâneo de Jesus, e seria o centurião romano que reconheceu Cristo como sendo o "filho de Deus" na crucificação. Veja Mateus 27:54; Marcos 15:39 e Lucas 23:47. Ele seria o soldado que feriu o lado de Jesus com a sua lança.(Jo :19:34).Provavelmente porque Longinus é derivado do grego "longche" que significa lança.
Diz a tradição que a água que saía do lado ferido de Jesus respingou em seu rosto e ele imediatamente sarou de uma grande problema de visão, e converteu-se, deixou o exército, recebeu instrução dos apóstolos e tornou-se um monge na Caesarea, Capadócia (hoje Turquia) .
Diz a tradição que foi preso e torturado para renegar sua fé tendo seus dentes sido arrancados e a língua cortada, mas o juiz encarregado do martírio ficou cego e Longinhos voltou a falar dizendo ele (juiz) só ficaria curado após a sua morte. Foi imediatamente decapitado e logo após o juiz ficou completamente são e se converteu.
Sua lança é reverenciada como uma relíquia religiosa. É chamada de Sagrada Lança, pois tocou o corpo de Jesus e está preservada em uma igreja da Antióquia. Atualmente, está a mostra no Museu de Viena, na Áustria.
Hoje ele é comumente representado como um eremita que segura uma lanterna em uma de suas mãos na altura de seus olhos e um cajado ou lança em outra mão.
São Longuinho é comumente invocado para encontrar objetos perdidos, com o costume popular de se dar três pulinhos após encontrar um objeto perdido como um ato de fé e ao mesmo tempo místico.

Oração a São Longuinho
Glorioso São Longuinho, a ti suplicamos, cheios de confiança em sua intercessão. Sentimo-nos atraídos a ti por uma especial devoção, e sabemos que nossas súplicas serão ouvidas por Deus Nosso Senhor, se tu, tão amado por ele, nos fizer representar. Sua caridade, reflexo admirável, inclina-te a socorrer toda miséria, a consolar todo sofrimento, suprir toda necessidade em proveito de nossas almas, e assegurar cada vez mais nossa eterna salvação, com a prática de boas obras e imitação de suas virtudes! Amém

Nenhum comentário: