sábado, 24 de janeiro de 2009

São João Evangelista - Protetor dos Teólogos



São João, o evangelista Festa 27 de dezembro

São João nasceu na Galiléia em 6 DC e era filho de Zebedeu e Salomé e era o irmão mais novo de Tiago, o Maior. Os dois irmãos viviam da pesca no Lago Genesare até serem chamado por Jesus.
João seria o discípulo mais amado do Senhor e é dito que teria escrito o Livro das Revelações (o Apocalipse), o último livro da Bíblia, quando estava em exílio na da Turquia. João é o mais jovem dos apóstolos tendo cerca de 25 anos ao ser chamado. João deve ter sido um seguidor de João Batista, porque ele relata todas as circunstancias da vida do Percursor de Jesus e embora, por modéstia, ele esconda , as vezes, o seu nome em algumas partes do Evangelho que tem o seu nome.
Cristo deu a Tiago e a João o apelido de "Filhos do Trovão" para expressar a sua natureza apaixonada.
Que João era um dos mais próximos de Jesus é evidente já que somente ele, Pedro e Tiago estavam presentes a eventos importantes, tais como a Transfiguração, a cura da sogra de Pedro, a ressurreição da filha de Jairus e a Agonia no Jardim das Oliveiras.
Por essa razão São Paulo nomeia João, Pedro e Tiago como sendo os líderes ou os pilares da Igreja de Jerusalém.
Ele e Pedro foram os primeiros apóstolos na tumba do Cristo ressuscitado. Na ultima ceia ele se inclinou e se apoiou no peito de Jesus e foi o único apóstolo presente a crucificação, onde Jesus deu a ele a tarefa de cuidar de Sua mãe a Virgem Maria e de Seus amigos.
Ele estava na Corte porque conhecia os altos sacerdotes e ele conseguiu que os serventes da Corte do Califa deixassem São Pedro entrar.
Ele viveu por 70 anos após a morte de Jesus. Por muito tempo ele continuou junto a São Pedro.
Nos anos 95 durante a Segunda perseguição do Imperador Domiciano, João foi preso na Ásia e levado para Roma onde conseguiu escapar ao martírio de forma milagrosa. Tertuliano diz que ele saiu de dentro de um caldeirão de óleo fervendo sem nenhum dano aparente. Seus perseguidores atribuíram este milagre a feitiçaria e ele foi exilado na ilha de Patmos.
Até ser removido do calendário Romano em 1960, este evento era usado para comemorar litúrgicamente, na Igreja Ocidental, o dia 6 de maio como sendo o dia de São João. Relatos deste julgamento dão a ele o título de mártir, embora ele seja o único apostolo que não morreu martirizado com 92 anos de idade.
Usava cabelos longos, como Jesus e muito comum na época. Mas como estava sentado a direita de Jesus na Santa Ceia do mestre Leonardo da Vinci (1495), alguns acreditam ser ele Maria Magdalalena, mas aí ficaria faltando ( na pintura) um dos doze apóstolos, presentes a Ultima Ceia..

Na arte litúrgica da Igreja, São João geralmente é representado como um jovem belo, as vezes como um patriarca , as vezes com o livro do Evangelho nas mãos ou com o "Atos dos Apóstolos", ou com o Livro das Revelações , ou escrevendo o Livro das Revelações, as vezes com uma águia representando a majestade do Evangelho e as vezes dentro de um caldeirão de óleo, as vezes bem velho lendo ou escrevendo, ou as vezes levantando Drusilla dos mortos ou ainda sendo carregado pelos anjos ao céu .

Oração a São João Evangelista

Ó São João Apóstolo e Evangelista, fostes o mais íntimo confidente das palavras de vida que brotavam dos lábios de Jesus; o mais próximo de sua glória, no Tabor; de seu coração, na Ceia; de sua Cruz, no Calvário. Ó Apóstolo do Amor, sois por excelência a testemunha da fé, da verdade e da caridade.
Pelo amor e fidelidade ao Mestre, sois o protetor de todos os cristãos; dos sacerdotes: vivestes o sacerdócio em toda a sua plenitude; da virgindade: sois o apóstolo virgem; das mães, merecestes ser dado por filho a Mãe de Deus; das crianças e dos jovens: fostes o mais moço dos apóstolos; dos velhos: é como ancião que vos apresentais na Epístolas; dos que sofrem: padecestes ao pé da Cruz; das almas contemplativas: estivestes no Tabor; dos pobres: por eles trabalhastes nas minas de Patmos; dos doentes: curastes os enfermos; dos males do corpo e do espírito: após traçar o sinal da cruz bebestes do cálice com veneno e ressuscitastes os mortos: de todas as pessoas que querem dedicar-se aos seus irmãos e amá-los em Deus: a caridade não pode ter ideal mais puro que o do amigo de Jesus.
Ó Apóstolo, orador da divindade, pela grandeza de vossa vida e pelos dons que recebestes, sem cessar, intercedei por nós ao Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.

Nenhum comentário: