sábado, 24 de janeiro de 2009

São Joaquim - Protetor dos Avós



São Joaquim Festa 26 de julho

São Joaquim ( latim Ioachim, e este do hebraico Preparação de Javé): (Jerusalém, 88 a.C.-8 a.C.) foi pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo.
São Joaquim pertencia à família real de Davi, e era parente próximo de São José, sendo que os padres bolandistas, que dirigiram a publicação da Acta Sanctorum de 1643 a 1794, afirmam em seus estudos que São Joaquim era irmão de São José.
Os estudiosos e historiadores, afirmam com base em documentos antigos, que Joaquim, cujo nome vem do hebraico e significa: preparação de Javé era um homem de posses, descendente direto do rei Davi e parente próximo de São José, que veio a ser esposo de Maria e pai terreno de Jesus.
Diz-se que São Joaquim fora censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filhos. Mas, Sant’Ana, sua mulher já era idosa e estéril. Confiando no poder divino, São Joaquim retirou-se ao deserto para orar e meditar. Tiago diz um anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Tendo voltado ao lar, algum tempo depois Sant’Ana ficou grávida de Maria.
O casal teria sido residente em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje se ergue a Basílica de Santana; e aí, num sábado, 8 de setembro do ano 20 a.C., segundo a tradição cristã teria lhes nascido uma filha que recebeu o nome de Miriam, que em hebraico significa Rebelde, traduzido para o latim como Maria.
Diz a tradição cristã que São Joaquim morreu com a idade de oitenta anos, quando Maria Santíssima era ainda menina de doze anos. Até então, era ela teria aluna da escola do Templo de Jerusalém, onde fora oferecida aos três anos de idade.
Além da paternidade de Maria, supõe-se que Joaquim possa ter tido uma outra filha cujo nome teria sido Salomé. Pois no Evangelho segundo João diz que aos pés da cruz estava a irmã de Maria.
A devoção aos pais de Nossa Senhora é muito antiga no oriente, onde foram cultuados desde os primeiros séculos da era cristã, atingindo sua plenitude no século VI. Já no ocidente, o culto de São Joaquim tornou-se muito difundido no século XV.
Sua festa era celebrada originalmente no dia 20 de março, associada à de São José, tendo sido depois transferida para o dia 16 de agosto, para associar-lhe ao triunfo da filha na celebração da Assunção, no dia precedente.
Em 1879, o papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu sua festa a toda Igreja. Finalmente, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.

Nenhum comentário: