quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Santa Margarida - Protetota do Parto



Santa Margarida Maria Alacoque Festa 16 do outubro

A vida de Santa Margarida Maria foi o meio humilde que Deus escolheu para dar a conhecer a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Ela nasceu em 22 de julho de 1647. O seu pai morreu antes dela completar 10 anos. Ficou paralisada durante 4 anos por uma espécie de reumatismo e promete à Virgem Maria ser "sua" se ficar curada.

Sua mãe, perseguida pelos parentes do marido, vê-se em grandes dificuldades e a orienta para que se case. Margarida começou então a conhecer o mundo e o desejo de agradar.

Mas Jesus lhe diz: ´Não te basto eu? De que tens medo? "Ela convence-se do amor de Jesus, que lhe transforma a alma. Renuncia ao prazer; à vaidade e ao amor humano. Entusiasma-se com a mortificação, decide deixar o mundo e ir para o claustro".

No dia 20 de junho de 1671 vai para o noviciado, pensa em ser "uma escrava que recupera a liberdade e vai para a casa do seu esposo".

A Mestra das Noviças lhe disse: "ponha-se diante de Deus com uma tela diante de um pintor". O preceito cumpriu-se, Deus desenhou nela a imagem de seu Divino Coração.

No dia 06 de novembro de 1672 fez a profissão. Vivia um intenso diálogo com Jesus:

- "Aqui tens o meu Coração, a tua morada de agora e para sempre ... Tu não deves viver para ti, a fim de Eu viver perfeitamente em ti".

- "Eu pobre e miserável nada protesto diante do meu Deus, pois quero submeter-me e sacrificar-me por tudo o que Ele me queira pedir ... tudo para Deus e nada para mim".

Queixa-se de não ter nada para sofrer por Deus. Começa então a ter algumas visões: Vê uma cruz coberta de flores e ouve: "Estas flores cairão, ficarão apenas os espinhos que elas escondem por causa da tua debilidade. Terás a necessidade de toda a força do teu amor para suportar a dor". Em seguida Jesus mostra-lhe o seu Coração.


Novena a Santa Margarida Maria

PRIMEIRO DIA
Ó grande Santa Margarida Maria, que só ao ouvirdes a palavra do pecado, sentíeis o coração trespassado de profunda dor, impetrai para mim e para todos os pecadores grande horror ao pecado, e a graça de não tornar a contristar o amantíssimo Coração de Jesus, com minhas infidelidades e ingratidões.
Oremos
Senhor Jesus Cristo, que revelastes maravilhosamente as insondáveis riquezas de vosso Coração à virgem Santa Margaria Maria; concedei-nos pelos seus merecimentos, e à sua imitação que, amando-Vos em tudo e sobre todas as coisas, mereçamos ter perpétua morada nesse mesmo vosso Coração, Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.
Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.
Obséquio
1º dia Visite uma Igreja ou o altar da Santa
SEGUNDO DIA
Ó grande Santa Margarida Maria que pela vossa sincera humildade tanto agradastes ao dulcíssimo Coração de Jesus, alcançai-me a graça de imitar-vos e de gravar profundamente em meu coração estas palavras do Divino Mestre: "Aprendei de Mim que sou manso e humilde de Coração, e encontrareis descanso nas vossas almas".
Obséquio
2º dia Dar uma esmola a um irmão necessitado
TERCEIRO DIA
Ó Grande Santa Margaria Maria, que tanto amastes o sofrimento por amor de Jesus, alentai a minha fraqueza, obtendo-me a graça de sofrer, quando não com alegria, ao menos com paciência, as tribulações e adversidades que me afligem e as que aprouver ao Senhor enviar-me no futuro.
Obséquio
3º dia Ouvir missa em honra da Santa
QUARTO DIA
Ó grande Santa Margarida, que pela vossa fidelidade à graça de Deus, chegastes à mais sublime e heróica santidade, compadecei-vos da minha inconstância; fazei que eu compreenda que da docilidade e fidelidade depende a minha santificação e a eterna felicidade.
Obséquio.
4º dia Rezar três "Pai Nosso" pelos inimigos
QUINTO DIA
Ó grande Santa Margarida Maria, que fostes escolhida para promover a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, alcançai-me grande amor a Esse Coração Adorável, de sorte que possa gozar dos frutos de tão salutar devoção.
Obséquio
5º dia Abster-se de alguma coisa nas refeições
SEXTO DIA
Ó grande Santa Margarida Maria, que fostes vítima de obediência ao vosso celeste Esposo e aos vossos superiores, alcançai-me a graça de triunfar do orgulho e de obedecer docilmente a todos os que fazem para comigo as vezes de Deus.
Obséquio
6º dia Visitar um enfermo
SÉTIMO DIA
Ó grande Santa Margarida Maria, que pelas vossas virtudes merecestes o provilégio de ter a vossa intercessão alcançai-me o desapego de qualquer afeto ao mundo e a mim mesmo, para que ande sempre na presença de Deus em união com o Coração de Jesus.
Obséquio.
7º dia Por espaço de meia hora guardar silencio e recolhimento interior.
OITAVO DIA
Ó grande Santa Margarida Maria, que nos deixastes escrito: "A devoção ao Coração de Jesus não consiste só na oração, mas é principalmente uma devoção de perfeita imitação", alcançai-me a graça de imitar as virtudes deste Divino Coração, especialmente a sua doçura, humildade e caridade.
Obséquio
8º dia Dizer cinco vezes: Jesus manso e humilde de Coração, fazei meu coração semelhante ao Vosso.
NONO DIA
Ó grande Santa Margarida Maria, que na oração, e especialmente na adoração ao Santíssimo Sacramento, acháveis as vossas delícias, alcançai-me sólida e constante devoçãoa Este Augustíssimo Mistério, de modo que seja minha consolação na vida e o meu refúgio na hora da morte. Assim seja.
Obséquio
9º dia Fazer uma Hora Santa diante de Jesus Sacramento no altar.
Oração final para todos os dias da novena
Ó Santa Margarida Maria, a quem o Sagrado Coração de Jesus fez participante dos seus tesouros divinos, nós vos suplicamos que nos alcanceis deste Coração adorável, as graças de que temos necessidade. Nós lhas pedimos com ilimitada confiança. Digne-se o Coração Divino no-las conceder, pela vossa intercessão, a fim de que Ele seja mais uma vez glorificado e amado por vosso meio. Amém.
V.Rogai por nós Santa Margarida Maria
R.Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oração a Santa Margarida Maria

Senhor Jesus Cristo que revelastes, de maneira admirável, à Santa Margarida Maria, as riquezas insondáveis de vosso Coração, fazei que por seus méritos, nós vos amemos em tudo e acima de tudo, e assim, mereçamos ter para sempre nossa morada nesse mesmo Coração, ó vós que sendo Deus viveis e reinais com Deus Pai, em unidade com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Amém.

Outra Oração a Santa Margarida Maria

Lembra-vos, ó Santa Margaria Maria, do poder extraordinário que o Sagrado Coração de Jesus vos tem confiado em favor dos seus devotos. Cheios de confiança, viemos hoje implorar a vossa proteção e prostrando-nos diante de vossa miraculosa imagem, olhamos com fé e amor esse Coração adorável que em vossas mãos sustentais como lábaro bendito de vitória sobre os nossos inimigos. Que Ele seja para nós fonte inegotável de todas as graças; e vós que tudo podeis desse mesmo Coração, fazei que desçam sobre os homens, todos os tesouros de amor e misericórdia, de luz e de salvação que encerram em si. Nós vos suplicamos, nos concedais, de forma particular a graça que com tanta insistência e fervor, vos pedimos neste dia.
Não podemos deixar de contar convosco, porque sois a Tesoureira do Sagrado Coração de Jesus e a poderosa advogada das vossas almas. Ouvi, pois, nossas súplicas e dignai-vos de as ouvir propícia e alcançar-nos o que vos rogamos. Assim seja.

Nenhum comentário: