quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Santa Madre Paulina


Santa Madre Paulina Festa 09 de julho

Santa Paulina nasceu na Itália no dia 16 de dezembro de 1865, e foi batizada com o nome de Amábile Lúcia Visintainer. Sua família muito pobre, com muitos imigrantes italianos, imigrou para o Brasil, em S.Catarina, onde fundaram Nova Trento. Ela sempre quis ser irmã, mas havia muitas dificuldades, e com a morte de sua mãe, quando Amábile tinha 22 anos, teve que assumir as responsabilidades da casa, de cuidar de seus irmãos, até que seu pai contrai novo matrimônio.
Surge uma cancerosa pobre, e os jesuítas indicam Amábile e Virginia para cuidar dela. Desse gesto simples, mas cheio de amor, nasce a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Nesse período Amábile sonha 3 noites consecutivas com Nossa Senhora que lhe incumbe de cuidar suas filhas. Depois de um ano, Amábile se vê diante de um parreiral, onde aparecem entre os cachos de uvas maduras, jovens de diferentes etnias vestidas de branco...e Maria lhe diz: “Eis as filhas que te confio!” A pobreza é imensa, e as jovens vão trabalhar na roça e a comida é pirão de farinha com suco de limão.
Após visita do bispo diocesano de Curitiba, Amábile, Virgínia e Teresa fazem os votos religiosos. Amábile passa a se chamar Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus.
Em 1903, Irmã Paulina se torna Madre Paulina e se transfere para S. Paulo, onde cuida dos ex-escravos abandonados, por causa da Abolição da Escravatura, descendentes dos mesmos, e de crianças órfãs. Em 1909, é destituída do cargo de superiora-geral. Segue em exílio para Bragança Paulista. O que caracteriza essa fase é exprimida pela frase dita por ela: “Meu desejo é trabalhar, obedecer e morrer abandonada por todas as criaturas desse mundo, recordada somente pelo meu caro Jesus,que tanto amo.Vontade de Deus, paraíso meu!”
Em 1918, Madre Paulina é chamada de volta a São Paulo onde se destaca no serviço às irmãs enfermas, na confecção de flores artificiais e de rosários. Em 1938, fazendo flores artificiais e rosários, faz um corte no dedo médio da mão direita, que não foi cuidado. Por causa do diabetes, a ferida gangrenou e ela teve que amputar o dedo, e posteriormente o braço. Nessa ocasião ela disse: “Deus me pediu o dedo, depois o braço. Mas por que negar se sou toda dele? Estou devolvendo aquilo que ele me deu... Que o nome Dele seja louvado em todas as partes, por todas as pessoas e em todos os momentos.”
Madre Paulina cada vez mais doente, ficou cega nos últimos meses de vida e veio a falecer no dia 09 de julho de 1942, com 76 anos de idade. Logo após sua morte muitos ativamente procuraram sua intercessão em orações. Muitos favores e preces foram atendidas e muitos milagres são creditados a sua intercessão.
Foi beatificada em Florianópolis pelo papa João Paulo II, em 1991 e canonizada pelo mesmo papa no Vaticano, dia 19 de maio de 2002.
A ela já foram oficialmente atribuídos dois milagres: A cura de Eluisa Rosa de Souza que havia sido desengana pelos médicos devido a um choque irreversível no sétimo mês de gravidez. O segundo a cura de Iza Bruna Vieira de Souza com nove anos de um tumor no cérebro.

Oração a Santa Madre Paulina

Ó madre Paulina, tu que puseste toda a tua confiança no Pai e em Jesus Cristo e que inspirada por Maria te decidiste ajudar o teu povo sofrido, nós te confiamos a igreja que tanto amas, nossas vidas, nossas famílias, os religiosos e todo o povo de Deus. (Fazer o pedido.) Madre Paulina, intercede por nós junto ao Pai, a fim de que tenhamos a coragem de lutar sempre na conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno. Amém.

Nenhum comentário: