quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Nossa Senhora da Conceição



Nossa Senhora Imaculada Conceição Festa 8 de dezembro

Maria foi concebida sem mancha alguma de pecado, sem o pecado original, portanto. Isso porque Deus preparou uma criatura pura e cheia de beleza para ser a Mãe de seu Filho. Ela não poderia nunca ser profanada pelo pecado. Assim, Deus realizou seu intento: Maria nascera sem pecado, e sua alma santíssima jamais foi manchada pela menor imperfeição. Da palavra “concebida” formou-se o derivado “Conceição”. A conceição de Maria foi, pois, imaculada. Daí a Imaculada Conceição, que com o tempo se uniu ao vocativo “Nossa Senhora”, chegando, finalmente, a “Nossa Senhora da Conceição”.
Quando invocamos Maria por Nossa Senhora da Conceição, queremos dizer que Ela é imaculada desde seu nascimento e que o pecado jamais esteve nela. Continuemos, todos nós, a pedir ajuda e proteção a Nossa Senhora da Conceição, pois ela sempre nos dará amparo.
Após ter sido protetora de nosso País no período colonial, a Senhora da Conceição foi proclamada por D. Pedro I, ilustre descendente da dinastia de Bragança, Padroeira do Império Brasileiro.
Com o advento da República e já no despontar do século XX, Ela cedeu o seu lugar a Nossa Senhora Aparecida, atual Rainha e Padroeira do Brasil, que é uma antiga imagem da Imaculada Conceição encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul.

Oração a Nossa Senhora da Conceição

Santíssima Virgem, eu creio e confesso vossa santa e imaculada Conceição pura e sem mancha.
Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus alcançai-me de vosso amado filho e humildade, a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza do coração, de corpo e alma, a perseverança na prática do bem, uma santa vida e uma boa morte, Amém.

Nenhum comentário: