quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Nossa Senhora do Carmo



Nossa Senhora do Carmo Festa 16 de julho

Ao olharmos para a história da Igreja encontraremos uma linda página marcada pelos homens de Deus, mas também pela dor, fervor e amor a Virgem Mãe de Deus; é a história da Ordem dos Carmelitas, que como testemunha o cardeal Piazza: "O Carmo existe para Maria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e de triunfos, na sua vida interior e espiritual". Carmelo ( em hebraico, "carmo" significa vinha; e "elo" significa Senhor ; portanto vinha do Senhor ) este nome nos aponta para a famosa montanha que fica na Palestina, donde o profeta Elias e o sucessor Elizeu fizeram história com Deus, e com Nossa Senhora que foi pré figurada pelo primeiro numa pequena nuvem ( cf 1 Rs 18, 20-45).
Estes profetas foram "participantes" da obra Carmelita, que só vingou devido a intervenção de Maria, pois a parte dos monges do Carmelo que sobreviveram (século XII) da perseguição dos mulçumanos; chegaram fugidos na Europa e elegeram São Simão Stock como seu Superior Geral; este por sua vez estava no dia 16 de Julho intercedendo com o Terço, quando Nossa Senhora apareceu com um Escapulário na mão e diz-lhe: "Recebe, meu filho, esta Escapulário da tua ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este Escapulário será preservado do fogo eterno".
Vários Papas promoveram o uso do escapulário, e Pio XII chegou a escrever: "Devemos colocar em primeiro lugar a devoção do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo... e ainda... Escapulário não é 'carta-branca' para pecar; é uma 'lembrança' para viver cristamente e assim alcançar a graça duma boa morte" . Neste dia de Nossa Senhora do Carmo não tem como não falar da história dos Carmelitas e do Escapulário, pois onde estão os filhos aí está a amorosa Mãe.



Oração a Nossa Senhora do Carmo

Ó bendita e imaculada Virgem Maria, honra e esplendor do Carmelo! Vós que olhais com especial bondade para quem trás o vosso bendito escapulário, olhai para mim benignamente e cobri-me com o manto de vossa fraqueza com o vosso poder, iluminai as trevas do meu espírito com a vossa sabedoria, aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Ornai minha alma com a graça e as virtudes que a tornem agradável ao vosso divino Filho. Assisti-me durante a vida, consolai-me na hora da morte com a vossa amável presença e apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho e servo dedicado; e lá do céu, eu quero louvar-vos e bendizer-vos por toda a eternidade.
Nossa Senhora do Carmo libertai as benditas almas do purgatório.
Amém.

Nenhum comentário: