segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

São Vito - Protetor dos Neuróticos




São Vito - festa 15 de junho
 
São Vito nasceu no final do século III, na  Sicília Ocidental, numa família pagã, muito rica e  nobre. Sua mãe morreu quando ele era ainda bebê e seu pai, Halaz, contratou uma ama, Crescência, para cuidar do pequenino. Ela era cristã, viúva , tinha perdido o único filho, era de linhagem nobre mas em decadência financeira. Ele ainda providenciou um professor, chamado Modesto, para instruir e formar seu herdeiro. Entretanto, o professor também era cristão. Halaz era um obstinado pagão que encarava o cristianismo como inimigo a ser combatido. Por isto, Modesto e Crescência nunca revelaram que eram seguidores de Cristo, contudo educaram o menino dentro da religião. Desta forma, aos doze anos, embora clandestinamente, Vito já estava batizado e demonstrava identificação total com os ensinamentos de Jesus. Ao saber do batismo, o pai tentou convence-lo à abandonar a fé sem  resultado, e assim castigou o próprio filho, entregando-o então ao governador Valeriano, que o encarcerou e maltratou, tentando fazer Vito abdicar de sua fé. Modesto e Crescência, entretanto, arquitetaram uma fuga e, segundo a tradição, com a ajuda de um anjo, tiraram Vito das mãos do poderoso governador. Fugiram os três para  Nápoles, onde esperavam encontrar paz. Mas depois de algum tempo foram reconhecidos e passaram a viver de cidade em cidade, fugindo dos algozes. Neste período, Vito patrocinou muitos prodígios. O mais célebre deles foi quando  ressuscitou, em nome de Jesus, um garoto que tinha sido estraçalhado por cães raivosos. A perseguição que sofreram teve uma trégua quando o filho do imperador Diocleciano ficou muito doente. O soberano tendo conhecimento dos dons de Vito, mandou que o trouxessem vivo à sua presença e pediu  por seu filho. Vito então rezou com todo fervor e em nome de Jesus foi logo atendido. Porém, Diocleciano pagou com a traição. Mandou prender Vito, que não aceitou renegar a fé em Cristo, para ser libertado e foi condenado à morte,  no dia 15 de Junho, possivelmente de 304, depois de muitas torturas, quando ele tinha apenas quinze anos de idade. Esta narrativa é tão antiga que alguns acontecimentos podem ser, em parte, apenas uma vigorosa tradição cristã. Como esta outra que diz que Vito, Modesto e Crescência teriam sido levados diante da multidão , submetidos às torturas violentíssimas e jogados aos cães raivosos. Entretanto, um milagre salvou-os. Os cães, ao invés de atacá-los, deitaram-se aos seus pés. Irado,  Diocleciano mandou que fossem colocados dentro de um caldeirão com óleo quente, onde morreram lentamente. Suas relíquias que estavam sepultadas em Roma, em 755 foram enviadas para Paris. Mais tarde, foram entregues ao Santo rei da Boémia, Venceslau que em 958,  fez construir a belíssima Catedral que leva o nome de São Vito e que conserva suas relíquias até hoje.  São Vito, principalmente na Europa, é invocado para a cura da epilepsia e da "cólera", doença conhecida popularmente como a "dança de São Vito" e da mordida de cão raivoso.

Oração a São Vito
Ó glorioso São Vito! Vós suportastes, com calma e serenidade, as ameaças e insultos do vosso próprio pai e as perseguições dos pagãos. Até nas torturas do martírio conservastes uma tranqüilidade imperturbável.

Olhai para mim, pobre servo e devoto vosso. Vede a que estado nervoso me reduziram o cansaço, o esgotamento, a ansiedade e a depressão.

A insônia me priva do descanso da noite. Qualquer contrariedade me irrita e me enerva. Palavras ríspidas e descaridosas me escapam da boca, contra a minha vontade. Por vezes os meus pensamentos se descontrolam e me torno incapaz de coordenar as minhas idéias. Até as minhas mãos se tornam trêmulas.

O desânimo, o amargor  invadem todo o meu ser. A minha força de vontade enfraquecida não me ajuda mais. Toda esta situação me deixa prostrado, desanimado, aflito e incapaz de reagir diante das dificuldades e dos problemas que surgem na minha família, no meu trabalho e no convívio com as pessoas.

Querido São Vito! A vós recorro porque em vós eu vejo uma esperança para a minha saúde, uma luz para a minha vida. Sinto que a vossa proteção me reanima na minha fraqueza. De vós espero alívio na minha aflição, calma nos momentos de irritação, equilíbrio na perturbação, força de vontade para superar tudo o que é negativo. A vossa bênção me dará um pensamento positivo, paz, segurança, tranqüilidade.

Ó glorioso São Vito! Que vossa proteção faça reviver a minha esperança num Poder Superior. Que a vossa intercessão aumente a minha fé em Deus, Pai de amor; que fortaleça a minha confiança em Deus Filho e Salvador; que reanime a minha segurança em Deus, Espírito Santo Consolador.

São Vito, eu vos peço fortaleza no desânimo, luz na dúvida, clareza na confusão e calma nas contrariedades.

São Vito, São Vito! Socorrei um coração aflito!
Amém.

Nenhum comentário: