sábado, 24 de janeiro de 2009

São Tiago de Compostela - Patrono da Espanha



São Tiago de Compostela Festa 25 de julho

Santiago Maior (muito raramente, Santiago, o Grande), também chamado Santiago de Compostela (martirizado em 44 da nossa Era), foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Foi feito santo e chamado Santiago Maior para o diferenciar de outros santos de nome Tiago, como o apóstolo Santiago Menor, e ainda Santiago, o Justo.
Segundo o Novo Testamento, Tiago era filho de Zebedeu e Salomé, e irmão do apóstolo São João Evangelista. Nasceu em Betsaida, Galiléia. Tal como o seu pai e o irmão o apóstolo João, era pescador no Mar da Galileia, onde trabalhava com André, Simão Pedro e Lucas. Tiago, Pedro e João seriam, de resto, os primeiros a abandonar tudo para seguirem Jesus como seus discípulos.
Segundo a bíblia é um dos discípulos mais íntimos de Jesus de Nazaré, já que em várias ocasiões onde Jesus só se fazia acompanhar por 3 apóstolos, era ela escolhido, junto a Pedro, e João. Assim, se deu na Transfiguração no Monte Tambor, por ocasião da ressurreição da filha de Jairo. Também no horto das Oliveiras. Tiago é depois citado por entre os testemunhos relativos à terceira aparição de Cristo após a sua morte e ressurreição, nas margens do lago de Tiberíades.
Pouco mais se sabe acerca sua vida. A sua última aparição no texto bíblico mais aceito é a de que foi o primeiro apóstolo a morrer, e teria sido mandado decapitar por ordem de Herodes Agripa I, rei da Judeia, cerca do ano 44, em Jerusalém. É, aliás, o único apóstolo cuja morte vem narrada na Bíblia, nos Actos dos Apóstolos, «Ele (Herodes) fez perecer pelo fio da espada Tiago, irmão de João».
Muitos são os que crêem que Santiago tenha visitado a província romana da Hispania, e pregado a doutrina cristã, antes de regressar à Judeia e ser martirizado.
Segundo uma tradição, o seu corpo teria sido então transportado para a Espanha, e sepultado na Galiza, no lugar de Compostela (depois chamado, em sua honra, Santiago de Compostela). No entanto, não há provas que permitam corroborar esta tradição.
Mesmo assim, Santiago tornou-se o santo patrono de toda a Espanha, e o seu santuário em Santiago de Compostela tornou-se um dos mais famosos locais de peregrinação. Ainda hoje, dezenas de milhares de peregrinos se dirigem anualmente a Santiago de Compostela, considerada a terceira cidade mais sagrada no cristianismo depois de Jerusalém e Roma.
É patrono dos cavaleiros, dos peregrinos. É também invocado para a prosperidade das macieiras e outras árvores de fruto e contra o reumatismo.
Na iconografia, Santiago possui três representações:
- Como apóstolo (em pé, descalço, de túnica, se gurando a Bíblia); - Como peregrino, sentado ou em pé, usando sandálias, túnica, chapéu, cabaça, manto, e aquele que se tornou o símbolo de Santiago por excelência – a vieira (chamada concha de Santiago), a qual era usada frequentemente pelos peregrinos nos seus chapéus ou mantos – assim como um cajado, para auxiliar os peregrinos nas suas difíceis viagens por montes e vales.

Oração de Santiago de Compostela

Apóstolo Santiago, escolhido entre os primeiros, tu foste o primeiro a beber no cálice do Senhor, e és o grande protetor dos peregrinos; faz-nos fortes na fé e alegre na esperança, em nosso caminhar de peregrino seguindo o caminho da vida de Cristo e alenta-nos para que finalmente, alcancemos a glória de Deus Pai, Assim Seja.

Nenhum comentário: