sábado, 24 de janeiro de 2009

São Tarcísio - Patrono dos Coroinhas



São Tarcisio Festa 15 de agosto

Segundo a tradição, o adolescente Tarcísio foi martirizado por um grupo de malvados, enquanto ele levava a Eucaristia aos cristãos, nos cárceres. O seu martírio deve ter acontecido dia 6 de agosto do ano 258, depois da Missa celebrada pelo Sumo Pontífice Sisto II, ajudado também por Tarcísio, que exercia o cargo de acólito. Tal ordem era reservada aos fiéis que mais de distinguiam pela bondade e pelas virtudes. Este jovem mártir foi incluído no martirológio romano no dia 15 de agosto.
No século passado, São Tarcísio foi escolhido como Patrono dos Coroinhas do SSmo. Sacramento e, neste século, Patrono dos aspirantes menores da Juventude Italiana de Ação Católica.
Naqueles tempos no dia em que deviam lutar com as feras, era permitido aos amigos das vítimas escolher aqueles que queriam para visitá-los, e os cristãos aproveitavam sabiamente desta permissão, indo à prisão e recomendando-os às orações dos benditos seguidores de Cristo. À tarde, os condenados eram conduzidos a um abundante banquete público. Enquanto os perseguidores preparavam o banquete material das suas vítimas, a Mãe Igreja preparava um banquete muito mais lauto para as almas de seus filhos, para enviar à tarde, aos campeões de Cristo, um número de partícula do Pão da Vida, suficiente para animá-los à manhã do dia destinado à luta.
Quando o Pão Consagrado estava pronto, o jovem acólito Tarcísio (de 12 anos) se ajoelhou e se ofereceu para levar o Sagrado Depósito. Embora muito jovem acabou recebendo tal honra. O celebrante tomou os Divinos Mistérios, delicadamente envolvidos em um pano de linho e depois enrolou outro pano de linho, depositando entre as suas mãos dizendo: - “Lembra-te, Tarcísio, este tesouro é confiado aos teus cuidados. Evita os lugares públicos durante o caminho, e recorda-te que as coisas santas não são dadas como alimento aos cães, e que as pérolas não são feitas para os porcos. Cuidarás fielmente os sagrados dons de Deus?”. - “Morrerei antes que não cumpra o meu dever” – respondeu o santo jovem, colocando junto a si o alimento divino, e com serena reverência se colocou a caminho para cumprir a sua missão.
No caminho encontrou um grupo de jovens apenas saídos da escola, que reclamavam a falta de um jogador. Vendo Tarcísio tentam convencê-lo a participar e como este não aceita , o grupo se volta contra ele e o ataca com empurrões e ponta-pé. O pobrezinho suportava tudo sem murmurar, sem a mínima tentativa de reação. Mas resistia corajosamente. O sangue começou a correr depois de uma verdadeira tempestade de pancadas, até que pisado e maltratado, mas com os braços sempre apertando ao peito, o rapaz caiu por terra. Um centurião o ajuda, toma aos cuidados os Sagrados Mistérios, e levou seu corpo mortal ao cemitério de Calisto, onde a vítima foi sepultada entre a admiração dos seus companheiros de fé mais velhos do que ele. Depois o S. Papa Damaso compôs uma inscrição:
Enquanto um criminoso grupo de fanáticos se atirava sobre Tarcisio que levava a Eucaristia,o jovem preferiu perder a vida antes que deixar aos raivosos o Corpo de Cristo”.

Oração a São Tarcísio

Ó glorioso São Tarcísio, que agora no céu estais a gozando o prêmio do vosso amor verdadeiro a Deus, de fidelidade e proteção constante à Santa Eucaristia.
Abençoai nossas famílias e os devotos, que buscam em Ti o Amor e a Coragem de lutar por Jesus Cristo.
Quero, neste dia, seguir sua bravura, sentindo em meu coração a Santa Eucaristia, seguindo a Jesus Cristo, amando e respeitando o serviço de sua Igreja, o Magistério de nossa Fé.
Livrai-me da maldade e de tudo o que pode me separar de Deus, do próximo e da salvação eterna. Concedei-me a graça que desejo alcançar (Pedido).
Graças e louvores se dê a cada momento, ao Digníssimo Santíssimo Sacramento.

Nenhum comentário: