sábado, 24 de janeiro de 2009

São Luiz Gonzaga



São Luiz Gonzaga Festa 21 de junho

Nascido na Itália no dia 9 de março de 1568 e morreu em 20 de junho de 1591 ,beatificado em 1605 e canonizado em 1726. O Papa Benedito XIII o declarou padroeiro dos estudantes jovens e Pio XI o proclamou padroeiro da juventude cristã.
Luiz era o mais velho dos filhos do Marques de Ferrante de Castiglione que serviu ao rei Filipe II da Espanha . A ambição do seu pai era que o seu filho mais velho fosse um grande líder militar. Na idade de 4 anos ele foi enviado para um campo militar e andava com uma miniatura de armadura militar e com uma espada. Ele disparou um canhão sem autorização e foi devolvido para casa . Na idade de 7 anos ele experimentou uma visão espiritual e decidiu perseguir a vida religiosa. Quando ele tinha 9 anos seu pai o colocou com o seu irmão aos cuidados do um tutor. Mas Luiz fez mais progresso nos estudos dos santos que nos seus estudos. Naquele mesmo ano tomou os votos de castidade. Daquele tempo em diante ele nunca olhou uma mulher no rosto, nem mesmo a sua mãe. Já com o a idade de 11anos Luiz decidiu renunciar aos títulos e propriedades que tinha herdado. Logo depois ele contraiu uma dolorosa doença renal que o atormentou pelo resto de sua vida, mas deu a ele uma desculpa para gastar mais tempo em orações e ler a vida dos santos. Ele começou a praticar severos e austeros jejuns com pão e água e com a idade de 12 anos começou a se preparar para ser um missionário jesuíta. Ele reuniu um grupo de jovens pobres e começou a ensiná-los o catecismo.
Em 1581 Don Ferrante foi chamado a servir a Imperatriz Maria da Áustria e Luiz e Rodolfo foram colocados ao serviço de Don Diego como pagens. Ele teve então que cuidar do príncipe e estudar com ele, mas não se distraia da suas devoções. Durante o tempo na corte do Dom Diego, Luiz resolveu entrar na Companhia de Jesus . Obteve primeiro a provação de sua mãe e em seguida disse ao seu pai que queria entrar para a Ordem dos Jesuítas e este furioso não deu a sua permissão até que amigos intermediaram a questão e finalmente Don Ferrante deu seu consentimento provisório. Após a morte do príncipe os rapazes foram dispensados dos seus deveres na corte, e o Marques tentou distrair o seu filho enviando a visitar cortes no norte da Itália em 1584, mas Luiz não modificou e renovou seu pedido. Em 1585 seu pai finalmente permitiu que Luiz entrasse para a Ordem dos Jesuítas em Roma.
Em 25 de novembro de 1585 ele recebeu o noviciado jesuíta na Casa de Santo André. Como tinha sua saúde abalada os jesuítas ordenaram que moderasse a sua austeridade. Em Milão teve uma visão numa oração matinal que não viveria muito mais. Isto encheu seu coração de gloria e alegria. A sua saúde debilitada forçou o seu retorno a Roma. No ano seguinte a praga tomou conta de Roma. Os jesuítas abriram um hospital e a Luiz foi permitido ajudar os pacientes.. Eventualmente ele contraiu a praga e surpreendentemente sobreviveu após receber os últimos sacramentos. Uma noite Luiz caiu em êxtase e passou toda a noite neste estado e disse ao seu confesso que iria morrer na oitava de Corpus Christi. Luiz manteve a sua crença que iria morrer naquele dia e pediu a extrema unção. Logo depois Luiz ficou imóvel e com olhos fixos no crucifixo ele faleceu com idade de 23 anos.
Ele foi enterrado debaixo do altar da Capela de Santo Inácio de Loyola em Roma.
Na arte litúrgica da Igreja São Luiz Gonzaga é geralmente mostrado com um jovem jesuíta com um crucifixo nas mãos ou com uma coroa a seus pés ou com um anjo ao seu lado, ou em êxtase elevado aos céus por anjos . Ele é o padroeiro dos jovens estudantes e da juventude católica.

Oração a São Luís Gonzaga

Ó Luis santo, adornado de angélicos costumes, nós, vossos indigníssimos devotos, vos recomendamos especialmente a castidade de nosso corpo e de nossa alma. Rogamo-vos, pela vossa Angélica pureza, que nos encomendeis ao imaculado Cordeiro Jesus Cristo e à sua Mãe santíssima, a Virgem das virgens, e nos preserveis de todo pecado.
Não permitais que sejamos manchados com nódoa alguma de impureza, mas quando nos virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai de nossos corações todos os pensamentos e afetos impuros e despertando em nós a memória da eternidade e de Jesus crucificado, imprimi profundamente em nossos corações o sentimento do santo temor de Deus e, afervorando-nos no amor divino, fazei que vos imitemos na terra, para que mereçamos gozar de Deus convosco no céu.
Assim seja.
Amém.

Nenhum comentário: