sábado, 24 de janeiro de 2009

São Felipe Néri



São Felipe Neri Festa 26 de maio

Nasceu em 22 de julho de 1515 em Florença, Itália como Phillipe Romolo Neri.
São Felipe Neri, missionário e fundador da Congregação do Oratório e chamado apóstolo de Roma, estudou sob influencia dos Dominicanos em São Marcos a aprendeu oficio com o seu tio. Ele abandonou os negócios em 1533, indo para Roma e se devotando ao serviço do Senhor. Em 1533 estudou teologia e filosofia. Após três anos passou a organizar uma ordem de Irmãos Leigos para orarem juntos, cuidar dos doentes e peregrinos que vinham para Roma. Durante este período ele passou muitas noites em oração nas catacumbas de São Sebastião na Via Apia e em uma noite, em 1544, ele experimentou um êxtase que dilatou seu coração comprovado, em autópsia, após sua morte. Devotando ao seu apostolado ele logo fundou sua comunidade, a "Confraria da Mais Santa Trindade" bem conhecida na cidade de Roma e ficou muito conhecido pela sua bondade e simpatia. Foi ordenado em 1551 e entrou para a comunidade de São Girolamo e tornou-se um renomado confessor ,e diziam que podia ler a mente daqueles que o visitavam conseguindo assim fazer as mais completas, corretas e fervorosas confissões.
Conduziu vários grupos de discussões para jovens religiosos, padres e leigos fazendo o alicerce do que se tornou mais tarde a "Congregação do Oratório". O nome parece ser derivado da sala do Oratório de São Girolamo, onde os encontros religiosos eram conduzidos. A aprovação para a Congregação foi dada em 1575 pelo Papa Gregório XIII e as regras de sua Constituição foi aprovada pelo Papa Paulo V em 1612. A Congregação do Oratório se espalhou por toda a Europa e América do Sul. O Papa Gregório XIV tentou fazer dele um cardeal mas Filipe recusou .A sua popularidade era tanta que foi acusado de tentar formar a sua própria seita, acusação que foi logo abandonada por falta de base.
Nos seus últimos anos ele teve varias doenças graves, que curava apenas com suas preces. Diz a tradição que curou vários doentes apenas com a oração e sua benção. Respeitado e amado em Roma e foi um conselheiro de papas, reis, bispos, cardeais e igualmente confessor e conselheiro de leigos e do povo mais simples de Roma . Os seus esforços em chegar ao povo comum deu a ele o titulo de "Apóstolo de Roma". Sua imagem está entalhada em um santuário na Casa Matriz da Igreja de Santa Maria, em Varicela . A mais famosa pintura dele foi feita por Guido Reni, que serviu de base para as subsequentes apresentações de suas fotopinturas.
Veio a falecer em 27 de maio de 1595 aos 80 anos, de causas naturais. Foi beatificado em 1615 pelo Papa Paulo V, e canonizado em 1622 pelo Papa Gregório XV.
Seu símbolo na liturgia da Igreja é um lírio e um anjo com um livro.

Sete dias em honra a São Felipe Neri

Primeiro Dia
Oração para alcançar a virtude da humildade:

Oh! meu glorioso protetor São Felipe! Que vivendo sobre esta terra fostes tão amante da humildade, que tivestes por coisa vil não somente os elogios, mas até mesmo apreço dos homens; alcançai também para mim esta tão linda virtude.
Já vedes quão orgulhoso sou em meus pensamentos, quão altivo em minhas palavras, e quão ambicioso em minhas obras.
Ah! Alcançai-me a humildade de Coração, e que meu entendimento desterre de si toda altivez, e que tenha profundamente impresso aquele vil sentimento que tivestes de vós mesmo, reputando-vos pelo pior de todos os homens, e por isso vos alegrastes de ser desprezado, e vós mesmo buscastes os meios de ser tido como nada. Santo meu, alcançai-me a verdadeira humildade de coração, sob conhecimento de meu nada; para que sendo eu desprezado, me alegre disso; vendo-me postergado, não me dê por ofendido; sendo elogiado não me ensoberbeça; mas sim que somente busque ser grande aos olhos de Deus, e receba unicamente dele toda minha exaltação.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Segundo Dia
Oração para alcançar a virtude da paciência.

Oh! Felipe meu santo advogado! Que tivestes sempre um coração tão constante nas adversidades, e um espírito tão amante dos sofrimentos, que, perseguido de vossos amigos, caluniado pelos ímpios que pretendiam desacreditar-vos, provado pelo Senhor com muitas enfermidades largas e penosas, tudo o sofrestes com admirável tranqüilidade de coração e de ânimo; alcançai também para mim um espírito de fortaleza em todas as adversidades desta vida. Ah, quão necessitado estou da virtude da paciência! Pois pelo menor trabalho me assusto, pelas mas leves aflições me impaciento, pela mas ligeira contrariedade me enfado e me irrito, e não sei reconhecer que pelo caminho espinhoso das tribulações se vai ao paraíso. Este foi o caminho que quis seguir nosso divino mestre Jesus, e este mesmo emprendestes também vós, Oh! Santo meu. Pois, alcance-me valor para que abrace com a mais firme vontade as cruzes que diariamente me envia meu Deus, e me faça digno de levá-las com uma resignação e uma paciência semelhantes as que vós tivestes neste mundo, a fim de que me faça merecedor de gozar depois seu fruto juntamente convosco no céu.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Terceiro Dia
Oração para alcançar a virtude da pureza.

Oh! gloriosíssimo São Felipe! Que conservastes sempre intacta a cândida açucena da pureza com tão grande honra vossa, que o candor de tão linda virtude campeava em vossos olhos, se transluzia em vossas mãos, e transpirava em todo vosso corpo, desprendendo um odor tão agradável, que consolava e infundia ânimo e devoção aos que conversavam convosco; alcançai-me do Espírito Divino um verdadeiro amor a tão bela virtude, de modo que nem as conversas, nem os maus exemplos das pessoas viciosas poderão fazer impressão alguma em meu espírito. Não permitais que de nenhuma maneira perca eu uma virtude tão linda: e assim como a fuga das ocasiões, a oração, a fatiga, a humildade, a mortificação dos sentidos e a freqüência dos Sacramentos foram as armas com que vencestes ao terrível inimigo da carne; assim alcançai-me, vos rogo, que as mesmas sejam as armas com que possa eu também vencer. Não me priveis de vossa assistência, e manifestai até mim aquele zelo que tivestes em vida por vossos penitentes, mantendo-os afastados de toda infecção dos sentidos. Fazei assim, meu santo advogado, sede meu protetor nesta tão bela virtude.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Quarto Dia
Oração para alcançar o amor de Deus.

Oh! amantíssimo Felipe! Eu admiro o grande prodígio que em vós fez o Espírito Santo, quando infundiu em vosso coração toda a plenitude de sua caridade, a qual dilatou em tal extremo vosso peito, que se romperam duas costelas pela veemência do amor; mas não ouso me comparar este meu coração com o vosso. O vosso estava todo inflamado de puro amor; mas o meu está inteiramente aprisionado e inclinado as criaturas. O vosso estava tão incendiado de um fogo celestial, que sua chama se refletia no corpo, saindo de vosso rosto como unas centelhas de fogo; mas o meu está cheio de amor as coisas da terra. Amo ao mundo que me alegra, e não pode fazer-me feliz: amo a carne que me solicita, mas não pode fazer-me imortal: amo as riquezas que não posso gozar senão por momentos. Ah, quando aprenderei de vós a não amar outras coisas além das de Deus, único e incompreensível bem! Oh! fazei, meu santo advogado, que, mediante vossa intercessão, comece eu a ama-Lo cada vez mais desde este dia: alcançai-me um amor eficaz que se manifeste nas obras, um amor puro que me incite a ama-Lo com toda perfeição, e um amor forte que me faça superar todos os obstáculos que me podem impedir minha união com Ele nesta vida, para possui-Lo também depois de minha morte.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Quinto Dia
Oração para alcançar o amor ao próximo.

Oh! gloriosíssimo Santo! Que vos empenhastes inteiramente em favor dos próximos, amando, compadecendo e ajudando a todos; e que em todo o curso de vossa vida procurastes a saúde de todos, não se importando jamais com fatiga alguma nem trabalho, mesmo não sendo reservando para vós, nem tempo nem comodidade alguma, a fim de ganha-los todos para Deus; alcançai-me, vos suplico, com o perdão de meus pecados a caridade até meus próximos, de modo que em diante seja mais compassivo em suas necessidades; consegui-me a graça de amar a todos com um amor puro e desinteressado como a irmãos meus, socorrendo a todos, se não com auxílios temporais, ao menos com as orações e bons conselhos. Ensinai-me também a defender em toda ocasião a honra de meu próximo, e a não proferir palavra que lhe possa ser desagradável ou nociva; e que sempre conserve, ainda com meus inimigos, aquela doçura de espírito com que triunfastes de vossos perseguidores.
Se, Santo meu, alcançai também para mim esta linda virtude, como a haveis alcançado para tantos devotos vossos, a fim de que todos juntos possamos um dia adorar a Deus na bem-aventurança eterna.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Sexto Dia
Oração para alcançar o desprendimento dos bens temporais.

Oh! grande Santo! Que preferistes uma vida pobre e austera as comodidades que vos prometia vossa casa, cuja glória e honras, desprezastes desde muito jovem; Alcançai-me a graça que meu coração não se ligue e apegue jamais aos bens transitórios desta vida. Vós, que desejastes chegar a ser tão pobre, que reduzido a mendigar, não encontrastes quem vos desse o menor auxilio, para viver; alcançai-me igualmente o amor a pobreza, de modo que eu dirija todos meus pensamentos aos bens eternos. Vós, que quisestes mais bem viver em um estado humilde que ser promovido as mais elevadas dignidades da Igreja, intercedei para que eu não vá atrás das honras, contentando-me naquele estado em que me tem posto o Senhor. Meu coração está demasiado ansioso pelas coisas vãs e fugazes do mundo; mas vós que nos ensinastes esta grande máxima: " E depois?" Em virtude da qual se verificaram tão admiráveis conversões, alcançai-me que fique muito impressa em minha mente, em términos que, desprezando tudo desta terra, seja somente Deus o objeto de meus pensamentos e afetos.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Sétimo Dia
Oração para alcançar a perseverança no bem.

Oh! São Felipe advogado meu! Que fostes sempre perseverante na virtude, e, cheio de méritos, recebestes do supremo Deus a coroa da glória em prêmio de vossos trabalhos; alcançai-me a graça de não afastar-me jamais de seu santo serviço. Vós, que manifestastes tão propício para vossos devotos, alcançando-lhes o dom da perseverança no bem, alcançai também para mim, combatendo em meu auxílio na última passagem de minha morte, e impetrai-me a graça de sair desta vida fortificado com os Santíssimos Sacramentos. Consegui entre tanto, Oh! grande Santo, a graça de que faça penitência de meus pecados, e os chore amargamente por todos os dias de minha vida. Vós, que vedes minhas misérias e os muitos laços que me tem atado ao pecado e a terra, alcançai-me minha liberdade e a resolução constante de ser todo de Deus. Alcançai-me também um desejo fervoroso de cooperar para a minha salvação, e uma constância inviolável no bem começado, para que me faça digno, mediante vossa intercessão, de ser associado convosco na bem-aventurança eterna.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Nenhum comentário: