sábado, 24 de janeiro de 2009

São Dimas - Protetor dos Agentes Funerários



São Dimas Festa 25 de março
ou São Dymas ou ainda São Dismas
Morreu no primeiro século junto com Jesus.
É o bom Ladrão do Calvário crucificado ao lado de Jesus. O outro ladrão é conhecido como Gestas.
Existe um texto do "Evangelho Arábico da Infância de Jesus" que teve grande popularidade na Idade Média e que narra como Dymas e outro ladrão de nome Gestas, teriam assaltado a Sagrada Família no caminho para o Egito, e que Dymas teria comprado Gestas com 40 drachmas para deixá-los ir sem molestá-los e o Divino Infante teria predito que eles seriam crucificados com Ele em Jeruzalém e que Dymas O acompanharia ao Paraíso.
Quando ambos estavam na cruz, Jesus disse a ele:
“Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraiso."
Muito pouco se sabe sobre ele.
Na arte liturgica da Igreja é representado carregando a cruz logo atrás de Jesus, crucificado do lado direito de Jesus, e segurando a cruz com a mão no peito em sinal de penitencia.
É o padroeiro dos condenados, trabalhadores em funerárias, dos prisioneiros aguardando execução e dos coveiros e dos ladrões arrependidos.
Existe em São José dos Campos, SP uma linda Catedral dedicada a São Dimas.

Oração a São Dimas

Ó São Dimas, padroeiro e intercessor junto ao Senhor, com um coração cheio de confiança e de esperança me dirijo a ti. Foste o primeiro santo a saciar-se dos frutos da redenção: "Bebeste, com alegria, nas próprias fontes de salvação". Quando, no alto do Calvário, Jesus sofria o suplício a teu lado e era injuriado pela multidão dos presentes, tiveste a lealdade e a coragem de defendê-lo publicamente, declarando-o inocente em contraposição à culpa que prestava sobre nós. Pediste a Ele um gesto de "lembrança" amiga, quando vieste em seu reino. Soubeste unir os teus sofrimentos aos de Cristo e aos de Maria Santíssima, Mãe das Dores. Consideraste a Cruz o triunfo do amor sobre o ódio e o pecado. O Senhor Jesus, te garantiu o prêmio eterno: "Ainda hoje estarás comigo no paraíso". Ó São Dimas, dirijo-me a ti, como pecador confiante, para que me conduzas "com segurança ao trono da misericórdia a fim de conseguir a graça como ajuda oportuna". Amém.

Nenhum comentário: