quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Santa Joana D'Arc - Protetora dos Soldados



Santa Joana D’ Arc Festa 30 de maio

Nascida na França em 1412. O pai de Joana, Jaques D’Arc era um fazendeiro e Joana nunca aprendeu a ler ou a escrever. Quando ela tinha 13 ou 14 anos ela teve a sua primeira experiência mística. Ela ouviu uma voz chamando-a e acompanhada de uma luz. Visões posteriores eram compostas de mais vozes e ela foi capaz de identificar as vozes como sendo de São Miguel, Santa Catarina de Siena e Santa Margarete entre outras. Em 1428 suas mensagens diziam para se apresentar a quem comandava o exército do rei na cidade próxima. As visões continuaram e secretamente ela deixou sua casa. Em 1429 Joana parte com uma tropa de soldados para Orleans disfarçada com roupas de homem para falar com o Rei. Na corte ela foi enviada para ser examinada por um painel de teólogos. Após um exame de 3 semanas o painel aconselhou ao rei Carlos que fizesse uso dos seus serviços, uma vez que ela descreveu São Miguel exatamente como estava descrito no arquivo secreto em Roma. A ela foi dada a tropa e um estandarte especial feito para ela com a inscrição "Jesus: Maria" e o símbolo da Santíssima Trindade na qual dois anjos presenteavam a ela uma flor de lis e Joana vestia uma armadura branca. Sua tropa entrou em Orleans em 29 de abril . Sua presença revigorou a cidade e em 8 de maio as forças inglesas que cercavam a cidade foram capturadas. Ela foi ferida no peito por uma flecha. A campanha teve grande sucesso e as tropas britânicas se retiraram para Troyes. A missão de Joana, conforme as suas visões, estava completada.
Daí em diante por Carlos não fornecer nem suporte nem sua presença conforme prometido, Joana sofreu varias derrotas. O ataque a Paris falhou e ela foi ferida na coxa. Ela foi capturada e ficou prisioneira até o fim do outono. Ela foi vendida aos lideres ingleses na negociação. Os ingleses estavam determinados a ficarem livres do poder de Joana e forjaram uma maneira de julgá-la como herege. Em 21 de fevereiro de 1431 ela apareceu a um tribunal onde foi interrogada sobre as vozes, sua fé e sua vestimenta masculina. Um sumário falso e injusto foi feito e suas visões foram consideradas impuras em sua natureza. Mesmo sob tortura ela recusou a se retratar. Quando finalmente ela foi trazida para uma sentença formal, ela teve a coragem de declarar que tudo que ela havia dito antes era verdade e que ela havia recuperado a sua coragem e que Deus a havia na verdade enviado para salvar a França dos ingleses.
Assim no dia 30 de março de 1431 ela foi levada a praça pública e queimada viva. Joana não tinha completado 20 anos. Suas cinzas foram atiradas no Sena. Em 1456 sua mãe e dois irmãos apelaram para a reabertura do caso. O julgamento e o veredicto foram anulados e ela foi canonizada como uma santa virgem e mártir.
Na arte litúrgica da Igreja Santa Joana é mostrada como uma garota numa armadura, com uma espada, ou uma lança e as vezes com uma bandeira com as palavras "Jesus:Maria" e as vezes com um capacete. .
Popularmente venerada por séculos, foi finalmente beatificada em 1909 e canonizada em 1920. Foi declarada oficialmente padroeira da França em 1922.

Oração a Santa Joana D'Arc

Ó Santa Joana D'Arc, vós que, cumprindo a vontade de Deus, de espada em punho, vos lançastes à luta, por Deus e pela Pátria, ajudai-me a perceber, no meu íntimo, as inspirações de Deus. Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra a minha fé e contra as pessoas mais pobres e desvalidas que habitam nossa Pátria.

Santa Joana D'Arc, ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo e na vida diária. Ó Santa Joana D'Arc atenda ao meu pedido (pedido). E que nada me obrigue a recuar, quando estou com a razão e a verdade, nem opressões, nem ameaças, nem processos, nem mesmo a fogueira.

Santa Joana D'Arc, iluminai-me, guiai-me, fortalecei-me, defendei-me.
Amém.

Nenhum comentário: