quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Santa Filomena



Santa Filomena Festa 10 de agosto

Philomena foi uma santa muito reverenciada. Teria sido uma mártir e virgem e os seus restos foram descobertos na catacumba de Santa Priscilla na Via Salaria em 1802. A tumba estava coberta com três pedras com a inscrição “Lumena Pax Te Cum Fi”. Quando colocadas na ordem correta significavam “Paz esteja convosco Filumena”. Com base no achado, os ossos da tumba foram presumidos como sendo o de uma cristã e mártir. Assim ela foi venerada como uma santa e alguns milagres foram reportados como tendo acontecido durante o traslado das relíquias para o templo de Mugnano, na Diocese de Nola.
A freira Maria Luiza de Nápoles teve uma serie de visões nas quais incluía a história de Santa Filomena e de acordo com estas visões Philomena era filha convertida, de um nobre Grego e foi dado o nome de Lumena, mais tarde batizada Philomena (o que a irmã Maria Luiza pensava ter o significado de filha da luz), mas que em grego Lioumene significa “amada”. Segundo as mesmas visões Dioclécio queria casar-se com ela, mas a mesma havia entregado sua virgindade a Jesus.
São João Batista Vianney, o Cure d’Ars, construiu um santuário em sua honra e seu culto se espalhou por toda a Itália e o culto público acabou sendo autorizado.
O Papa Leão VII deu permissão para construção de altares e igrejas em sua honra. O Papa GregorioXVI autorizou a sua veneração pública e a indicou padroeira do Rosário Vivo. A cura de do Papa Pio IX, quando ele era ainda o Arcebispo de Imola foi atribuída a Philomena e em 1849 ele a nomeou padroeira das Filhas de Maria.
Entretanto bem mais tarde os Beneditinos descobriram que o arranjo das pedras era um costume saxônico da época e que se usavam pedras já gravadas no 4º século. Adicionalmente, os ossos não eram tão velhos e assim em 1961 seu culto foi abolido pelo Papa João XXIII, e seu santuário demolido. Mas suas relíquias são preservadas em Mugnano, Itália.

Cumpre observar que mesmo que seu nome não seja Philomena, os milagres permanecem e nada impede que seus devotos continuem chamando-a Santa, pois se sabe que foi uma mártir, e vários milagres foram creditados a sua intercessão. Aqueles que ficaram sem padroeira ficaram muito zangados, mas a Igreja apontou para Santa Filomena de São Severino. É que esta segunda Santa tem uma semelhança incrível com a primeira. Quando se desmantelou o antigo altar de São Severino, os pedreiros encontraram um corpo perfeitamente conservado e exalando perfume. Um pergaminho amarrado em seu pescoço identifica o corpo como sendo o de Santa Philomena.
Na arte da liturgia da Igreja Santa Philomena (de São Severino) é mostrada como uma moça com um lírio ou uma ancora e três flechas. Ela às vezes é mostrada segurando uma palma e um açoite.
Em tempo: Santa Filomena não foi de-canonizada. Apenas a sua festa litúrgica foi retirada do calendário litúrgico romano. Mas, devido aos seus milagres terem continuado, existe um movimento mundial para a re instalação da festa de Santa Filomena.

Oração a Santa Filomena

Ó gloriosa Virgem e Mártir Santa Filomena, que do Céu onde reinais vos comprazeis em fazer cair sobre a Terra benefícios sem conta, eis-me aqui prostrado a vossos pés para implorar-vos socorro para minhas necessidades que tanto me afligem, vós que sois tão poderosa junto a Jesus, como provam os inumeráveis prodígios que se operam por toda parte onde sois invocada e honrada.
Alegro-me ao ver-vos tão grande, tão pura, tão santa, tão gloriosamente recompensada no céu e na terra.
Atraído por vossos exemplos à prática de sólidas virtudes e cheio de esperança à vista das recompensas concedidas aos vossos merecimentos, eu me proponho de vos imitar pela fuga do pecado e pelo perfeito cumprimento dos mandamentos do Senhor.
Ajudai-me, pois, ó grande e poderosa Santinha, nesta hora tão angustiante em que me encontro, alcançando-me a graça ... e sobretudo uma pureza inviolável, uma fortaleza capaz de resistir a todas as tentações, uma generosidade de que não recuse a Deus nenhum sacrifício e um amor forte como a morte pela fé em Jesus Cristo, uma grande devoção e amor a Maria Santíssima e ao Santo Padre, e ainda a graça de viver santamente a fé para um dia estar contigo no céu por toda a eternidade.

Nenhum comentário: