quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Nossa Senhora dos Pobres



Nossa Senhora dos Pobres Festa 15 de janeiro

A aldeia de Banneux, na Bélgica, encontra-se a 25 km da cidade de Lieja. O local não possui nenhuma atração turística. Na rodovia que vai de
Louveigné a Pepinster, a um quilômetro da igreja paroquial, encontra-se uma modesta casa de operários onde vive a família Becó. Úmido e pantanoso, o lugar é conhecido como "La Fange". Diante da casa há uma pequena horta.
Em 1933, a família compunha-se dos pais e sete filhos. A mais velha, Mariazinha, nascera a 25 de março de 1921. No dia 15 de janeiro de 1933, um domingo de inverno repleto de neve, Mariazinha, por volta das sete horas da noite, olha pela vidraça da janela da cozinha seu irmão Juliano que retorna após ter saído com seus companheiros.
Repentinamente a menina vê uma formosa Senhora, toda resplandecente. É a Santíssima Virgem que a convida a aproximar-se. A mãe a proíbe e a Senhora desaparece. Três dias depois, novamente às sete horas da noite, Mariazinha sai de sua casa e a Virgem lhe aparece pela segunda vez.
A aparição, continuava. A Senhora era de média estatura, com vestido e véu brancos, sendo que a alvura da veste era mais intensa. Esta fechava-se sob o queixo da Senhora, era lisa até a cintura e depois alargava-se até os pés, formando pregas harmoniosas. As pontas do largo cinto azul caíam-lhe diante do vestido. O véu cobria-lhe ombros e braços. As mãos estavam juntas, mas abaixadas. A Dama sorria com o olhar e os lábios, estando ligeiramente inclinada para seu lado esquerdo. Essa postura, característica da Virgem de Banneux, permitia que se visse o pé direito de Nossa Senhora, ornado com uma rosa de ouro. Apoiava-se ele sobre uma nuvem prateada, a uns três palmos do chão. Uma luz brilhante, opalescente, circundava a Virgem. E em tomo de sua cabeça notava-se uma auréola de raios de luz divergentes.
A aparição retorna outras seis vezes, a partir de 15 de janeiro até o dia 2 de março. Revela-se como a Virgem dos Pobres e manifesta a Mariazinha o desejo de que se construa uma capela e se reze muito.
Também afirma que uma fonte de água está à disposição de todos, especialmente dos enfermos. Finalmente revela-se como a Mãe de Deus.
Em 1949 o bispo de Lieja, reconhece oficialmente a verdade das aparições de Banneux, onde se constrói um santuário muito freqüentado não somente por fiéis belgas como de outros países da Europa. Numerosos templos surgiram depois em diferentes partes em honra da "Virgem dos Pobres".
O reconhecimento eclesiástico dessas aparições aconteceu em 22 de agosto de 1949, através de uma carta de Dom Louis-Joseph Kerkhofs, então bispo de Liége, na Bélgica.

Oração a Nossa Senhora dos Pobres

Virgem dos Pobres, há muito tempo, vieste até nós, chegaste a este canto selvagem e solitário e, desde então, não cessaste de vir, dás sinais a cada um de nós, e nos chama em nossa caminhada. Tu nos sorris, sem nada dizer, e caminhas à nossa frente.
Tu nos conduzes pelos bosques, onde assobia o vento, onde sopra o Espírito, onde jorra a água dos lagos escondidos.
Virgem dos Pobres, nós te agradecemos por teres vindo e por continuares a vir a fim de aliviar a nossa solidão
e de nos recolocares no caminho certo, para dissipar nossas dúvidas e angústias e nos oferecer acesso às Bem-aventuranças.
Virgem dos Pobres, ensina-nos a orar mais intensamente, a crer sem reserva, sem qualquer dúvida, a gritar do fundo de nossa baixeza, pobres e pecadores que somos, prisioneiros do próprio conforto, para que possamos abrir nossas portas, nossas fronteiras, nossos corações aos apelos de Deus e às angústias de nossos irmãos.

Nenhum comentário: