quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro



Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Festa 27 de junho

Na ilha de Creta havia um quadro da Virgem Maria muito venerado devido aos estupendos milagres que operava. Nada se conhece sobre a origem do milagroso ícone nem da igreja onde era venerado, pois a ilha esteve durante muitos séculos dominada pelos muçulmanos, que destruíram muitos documentos cristãos.
É uma pintura sobre madeira, em estilo bizantino, onde se enlaçam a arte e a piedade, a elegância e a simplicidade. Dizem os especialistas que deve ser uma das diversas cópias do retrato da Virgem Santíssima feito por São Lucas e que o pintor era grego, porque são helênicas as letras das inscrições. Esta preciosidade, porém, não impediu que fosse vítima da ganância dos homens. No século XV, um rico negociante, pensando no bom preço que poderia obter por ele, roubou-o e levou-o para Roma.
Durante a travessia do Mediterrâneo, o navio que transportava a preciosa carga foi atingido por terrível tempestade, que ameaçava submergi-lo. Os tripulantes, sem saber da presença do quadro, recorreram a Virgem Maria. Logo a tormenta amainou, permitindo que a embarcação ancorasse, sendo salva num porto italiano. E o quadro caiu no esquecimento após a morte do ladrão. Algum tempo depois a Santíssima Virgem apareceu a uma menina, filha da mulher que guardava a pintura em sua casa, avisando que a imagem deveria ser colocada numa igreja e recebesse o título de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O quadro foi então solenemente entronizado na capela de São Mateus, em Roma, no ano de 1499, e aí permaneceu recebendo a homenagem dos fiéis durante três séculos.
Depois da destruição da igreja no ano 1798, feita pelas tropas napoleônicas, a imagem santa caiu novamente no esquecimento. Em meados do século XIX, o papa Pio IX chamou a Roma os padres Redentoristas, que se estabeleceram no antigo convento dos Agostinianos, no local onde existira a igreja de São Mateus. Foi então que um dos religiosos encontrou documentos relativos a uma imagem da Virgem Maria, famosa pelos grandes milagres que realizava. Após muita procura o quadro foi encontrado por uma revelação especial de Nossa Senhora. Finalmente em 1866, o Papa Pio IX confiou oficialmente o quadro aos Redentoristas, ordenando: "Fazei que todo o mundo conheça o Perpétuo Socorro". Um ano mais tarde, quando o quadro era levado em procissão, Nossa Senhora realizou o milagre de curar um menino. No Brasil, esta invocação de Maria chegou com os padres da Congregação do Santíssimo Redentor que aqui se estabeleceram em 1893.

Historia do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A tradição diz que este quadro teria sido pintado por São Lucas, mas nada pode ser provado neste sentido. Outra versão diz que o quadro teria sido pintado por um artista russo em torno de 1325.

A Paixão de Jesus é representada pelos instrumentos da paixão mostrado pelos anjos, principalmente a cruz, a lança, a esponja e os pregos.

Os dois arcanjos são Miguel e Gabriel. Miguel segura a lança e a esponja com o vinagre usado na Paixão. Gabriel segura a cruz, uma cruz estilo bizantino e os pregos que fixaram Jesus nela.
O Menino Jesus com medo destas visões se aconchega aos braços de sua Mãe.
Os dedos da Virgem Maria apontam para Jesus como a indicar: “Este é o Senhor Nosso Deus”.
As letras gregas usualmente usam a primeira e a ultima letra de um nome, assim Maria é identificada como Mãe de Deus e o Menino é identificado como Filho de Deus.
Aqui temos uma versão do icone que aparece as letras com grande clareza:
As letras identificando Nossa Senhora estão grande e claras.Você pode ver M perto de Miguel a esquerda. As letras de Jesus são “IC CX”. O “C” é o S em grego ; O “I” é nosso J; o “X” é o nosso “CH” assim as letras em gregos são a abreviação de “Jesus Cristo”.
Dois significados vem a nossa mente quando contemplamos o icone.
Um tem a haver com o pé torcido com a sandália solta e pendurada.
Mostrar a sola do pé significa humildade. O filho de Deus se humilha ao se tornar um homem.
O outro significado foca na sandália aparentemente solta quando o Filho correu para a sua Mãe para conforto. Em nosso medo e em nossas necessidades nós devemos correr também bem depressa para Ela.


Oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Ó Senhora do Perpétuo Socorro, mostrai-nos que sois verdadeiramente nossa Mãe
obtendo-me o seguinte benefício: (faz-se o pedido) e a graça de usar dela para a glória de Deus e a salvação de minha alma.
Ó glorioso Santo Afonso, que por vossa confiança na bem-aventurada Virgem
conseguistes tantos favores e tão perfeitamente provastes, em vossos admiráveis escritos,
que todas as graças nos vêm de Deus pela intercessão de Maria,
alcançai-me a mais terna confiança para com nossa Mãe do Perpétuo Socorro
e rogai-lhe, com instância, me conceda o favor que reclamo de seu poder e bondade maternal.
Eterno Pai, em nome de Jesus e pela intercessão de nossa Mãe do Perpétuo Socorro e de Santo Afonso, peço-vos me atendais para vossa glória e bem da minha alma. Amém.

Oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Grandioso sinal de nossa esperança, nós te invocamos. Ó Virgem do Perpétuo Socorro, Santa Mãe do Redentor, socorre o teu povo que ressurgir. Concede a todos a alegria de caminhar para o futuro numa consciente e ativa solidariedade com os mais pobres, anunciado de modo novo e corajoso o Evangelho de teu Filho fundamento e cume de toda a convivência humana que aspira a uma paz justa e duradoura. Também nós queremos apertar a tua mão como o Menino Jesus que admiramos neste quadro venerando. Não te falta nem poder nem bondade par anos socorrer em qualquer necessidade e situação. A hora atual é tua hora! Vem, pois em nosso auxílio e seja para nós o refúgio e a esperança. Assim seja, amém.

Oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tem recorrido a vossa proteção, implorado o vosso auxílio e reclamado o vosso socorro fosse por vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança, a vós, Virgem das virgens, como à Mãe recorro, em vós me acolho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prosto a vossos pés.
Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.

Nenhum comentário: