quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Nossa Senhora do Sagrado Coração


Nossa Senhora do Imaculado Coração Festa 22 de agosto

O culto ao Puríssimo Coração de Maria remonta a São João Evangelista, que já o mencionava. Arnoldo de Chartres dizia que "Jesus não recebia nenhum golpe em seu corpo sem que produzisse triste eco no Coração de Maria".
Vários escritores sacros se referem ao Coração de Maria: Santo Éfrem, São Jerônimo, Santo Agostinho, Santo Anselmo, Santo Tomás de Aquino, São Boaventura, São Francisco de Sales e tantos outros. Na Companhia de Jesus se encontram diversos sacerdotes abalizados que foram apóstolos desta devoção, seguindo o exemplo de Santo Inácio de Loiola. O Beato José de Anchieta, "Apóstolo do Brasil", com seu poema "De Beata Virgine", foi o autor do primeiro cântico ao Coração de Maria, nas Américas.
Após o século XVII este culto torna-se público. Cabe a São João Eudes a glória de ser o principal arauto, apóstolo e teólogo, legando-nos sua obra clássica:
"O Coração Admirável da Santíssima Mãe de Deus", onde estuda os fundamentos desta invocação. Surgiram em seguida várias ordens religiosas, masculinas e femininas, sob a proteção Cordimariana, entre elas a dos Filhos do Imaculado Coração de Maria, fundados por Santo Antonio Maria Claret, em 1849.
Em conseqüência do grande incremento do culto ao Puríssimo Coração de Maria, no século XIX, Pio VII e, depois, Pio IX, concederam uma festa e Ele dedicada, em diversas igrejas particulares. Em 1887 a Companhia de Jesus também se consagrou ao Imaculado Coração da Mãe de Deus.
Modernamente a própria Virgem Santíssima se dignou fazer revelações importantes neste sentido, quando apareceu aos pastorinhos de Fátima, em 1917. Maria Santíssima confessou-lhes que Deus queria estabelecer no mundo a devoção ao seu Imaculado Coração e pediu a consagração da Rússia ao mesmo. Para corresponder ao desejo de Nossa Senhora, expresso em Fátima, Pio XII, em plena guerra, a 31 de outubro de 1942, consagrou o gênero humano ao Puríssimo Coração de Maria e decretou, em 1944, que todos os anos se celebrasse uma festa especial em honra do Imaculado Coração da Mãe de Deus no dia 22 de agosto, oitava da Assunção. O Concílio Vaticano II, porém, na reforma litúrgica reservou para esta festividade o sábado após a celebração do Sagrado Coração de Jesus.
Um dos principais centros de divulgação do culto ao Imaculado Coração é a antiga casa das Dorotéias, em Pontevedra, Espanha, onde Lúcia, a vidente de Fátima, fez o seu postulado, e onde a Virgem Santíssima lhe pediu a Comunhão Reparadora nos primeiros sábados, durante 5 meses, seguida da reza do terço e de 15 minutos de meditação.
No Brasil, o culto ao Imaculado Coração de Maria, divulgado inicialmente pelos jesuítas e depois por outros religiosos, está difundido em todos os Estados. Existem 36 paróquias a ele dedicado.
Na capital paulista a devoção Cordimariana está ligada à primitiva igreja do Colégio, que assistiu ao nascimento de São Paulo. Em 1896, o então bispo D. Joaquim Arcoverde, em comum acordo com o governo estadual, permitiu a demolição do velho templo. No ano seguinte resolveu fundar a igreja do Imaculado Coração de Maria , lançando a pedra fundamental durante as comemorações do Centenário Anchietano, a 13 de março de 1897. A igreja, à rua Guaribe, entregue aos cuidados dos Padres Claretianos, foi construída na forma tradicional dos templos católicos, em formato de cruz, cujo corpo central é ocupado pela nave maior e os braços, por capelas. Ela foi aberta ao público em 1899. Do antigo Colégio herdou o altar-mor de talha, que se encontra na capela do Santíssimo Sacramento. A imagem de Nossa Senhora do Imaculado Coração é muito semelhante à de Nossa Senhora do Divino Amor.
NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO
Quando em 1854, o Pe. Chevalier estava pensando em fundar uma sociedade de homens cuja missão seria de remediar os males do seu tempo, levando as pessoas à descoberta do Coração de Cristo como a fonte salvadora de vida, ele pediu a ajuda de Nossa Senhora. Várias vezes, ele sentiu sua ajuda poderosa e pensou que, como sinal de gratidão, sua Congregação deveria honrá-la de um modo especial. Começou portanto a invocá-la com o título de "Nossa Senhora do Sagrado Coração", e rapidamente, a devoção a Nossa Senhora com este título se espalhou em todos os continentes. Uma Confraria com este nome foi fundada e alcançou em 1891 o número de 18 milhões de membros. A Congregação de religiosas fundada por Pe. Chevalier é chamada "Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração". A festa de NSSC é celebrada hoje em dia no último sábado de maio.
O objetivo da devoção, segundo o Pe. Chevalier, é de honrar Maria "na sua relação de amor inefável que existe entre ela e o Coração do seu Filho". Este é um mistério muito rico, com muitos aspectos, pois Maria era a Mãe de Jesus, mas também sua colaboradora na obra da Redenção. No Calvário, Jesus a deu como mãe ao discípulo amado, ou seja: a todos nós, e Maria viu como o coração do seu Filho foi traspassado e como sangue e água brotaram dele. No evangelho de João 7,37, Jesus refere-se ao seu Coração como fonte de água viva, ou seja, do Espírito. Esta fonte foi aberta no Calvário. Quando Maria rezava junto com os discípulos no Cenáculo, o Espírito foi derramado sobre eles e começaram a pregar: a Igreja nasceu. Como Mãe da Igreja, Nossa Senhora continua a obter a vida para todos nós.

Oração a Nossa Senhora do Sagrado Coração

Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração,
que sois a Mãe de Jesus, a bendita entre as mulheres.
Temos confiança em vós porque estais unida a Cristo, vosso Filho e nosso Senhor.
Sabemos de nossa fraqueza e de nossa miséria,
e por isso vimos implorar a vossa proteção.
Ajudai-nos, ó Mãe querida. Dai-nos força e coragem.
Conservai-nos na esperança, até o dia de nosso encontro definitivo com Deus, nosso Pai.
Ó Mãe carinhos, libertai-nos do egoísmo,
alcançai para o mundo a paz e o amor.
Concedei-nos em especial os favores que vos suplicamos...
Apresentai estes nossos pedidos e ações de graças ao vosso Filho
e fazei, ó Maria, que venha a nós o seu Reino,
vós que sois a Senhora do sagrado Coração.
Amém.

Nenhum comentário: