quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Nossa Senhora das Dores



Nossa Senhora das Dores Festa 15 de setembro

Com seu manto roxo e sete punhais cravados no peito (ou uma espada a atravessá-lo), Nossa Senhora das Dores exprime no rosto a agonia de uma mãe que assiste ao padecimento de um filho. Sua festa relembra os sofrimentos pelos quais ela passou durante a vida, a paixão e a morte de Jesus. Em Porto Alegre, a santa tem uma lenda curiosa. Conta-se que um pedreiro que trabalhava na construção de uma igreja naquela cidade foi injustamente acusado de roubar o colar da santa. Antes de ser enforcado, ele proclamou sua inocência e disse que as torres cairiam três vezes antes de finalizado o templo. Cinco meses depois, os edifícios teriam se estraçalhado no solo. Dizem que, depois do fato, D. Pedro II extinguiu a pena de morte no Brasil, para evitar novas injustiças.
Coroa de Nossa Senhora das Dores
Teve início na Itália em 1617, pela Ordem dos Servos de Maria, assim como a missa que é celebrada, em todo mundo, em 15 de setembro e é um dos frutos do carisma mariano da Ordem e cultivado desde 1233.

Oração para todos os dias

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Nós vos louvamos, Senhor, e vos bendizemos! Porque associastes a Virgem Maria à obra da salvação.
Nós contemplamos Vossas Dores, ó mãe de Deus! E vos seguimos no caminho da fé!

Primeira dor - Profecia de Simeão
Simeão os abençoou e disse a Maria, Vossa mãe: "Eis que este menino está destinado a ser ocasião de queda e elevação de muitos em Israel e sinal de contradição. Quanto a ti, uma espada te transpassará a alma" .
Reza-se agora 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

Segunda Dor - Fuga para o Egito
O Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: "levanta, toma o menino e a mãe, foge para o Egito e fica lá até que te avise. Pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo. Levantando-se, José tomou o menino e a mãe, e partiu para o Egito"
Reza-se agora 1 Pai Nosso e 7 Ave Marias.


Terceira Dor - Maria procura Jesus em Jerusalém
Acabados os dias da festa da Páscoa, quando voltavam, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que os pais o percebessem. Pensando que estivesse na caravana, andaram o caminho de um dia e o procuraram entre os parentes e conhecidos. E, não o achando, voltaram a Jerusalém à procura Dele.
Reza-se agora 1 Pai nosso e 7 Ave-Marias.

Quarta Dor - Jesus encontra a Vossa Mãe no caminho do Calvário
Ao conduzir Jesus, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que vinha do campo, e o encarregaram de levar a cruz atrás de Jesus. Seguia-o grande multidão de povo e de mulheres que batiam no peito e o lamentavam.
Reza-se agora 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

Quinta Dor - Maria ao pé da Cruz de Jesus
Junto à cruz de Jesus estavam de pé Vossa Mãe, a irmão de Vossa Mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Vendo a Mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse Jesus para a mãe: "Mulher, eis ai o teu filho!". Depois disse para o discípulo: "Eis ai a tua Mãe!"
Reza-se 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

Sexta Dor - Maria recebe Jesus descido da Cruz.
Chegada a tarde, porque era o dia da Preparação, isto é, a véspera de sábado, veio José de Arimatéia, entrou decidido na casa de Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Pilatos, então deu o cadáver a José, que retirou o corpo da cruz.
Reza-se 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

Sétima Dor - Maria deposita Jesus no Sepulcro
Os discípulos tiraram o Corpo de Jesus e O envolveram em faixas de linho com aromas, conforme é o costume de sepultar dos judeus. Havia perto do local, onde fora crucificado, um jardim, e no jardim um sepulcro novo onde ninguém ainda fora depositado. Foi ai que puseram Jesus.
Reza-se 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

Oração a Nossa Senhora das Dores

Minha mãe dolosíssima, não vos quero deixar sozinha a chorar, mas quero vos acompanhar também com as minhas lágrimas. Esta graça vos peço hoje: alcançai-me uma compreensão sempre maior da paixão de Jesus e vossa, para que em todas os dias de minha vida eu possa ser solidário com as pessoas que sofrem, vendo neles vossas dores e as do meu Redentor. Elas me alcançarão o perdão, a perseverança, o céu, onde espero cantar a misericórdia infinita do Pai por toda a eternidade.
Amém!

Nenhum comentário: