quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Nossa Senhora da Luz



Nossa Senhora da Luz Festa em 8 de setembro

Pedro Martins, português de origem humilde, nascido em Carnide, possuía algumas terras e certa vez, quando ia cuidar de sua propriedade, foi aprisionado pelos mouros numa das incursões feitas pelos infiéis em território cristão e levado para o norte da África.
Naquela ocasião, em Carnide, começou a aparecer uma luz misteriosa, cuja origem ninguém conseguia descobrir. Andava o povo alarmado e de Lisboa e dos arredores chegava muita gente para ver o fenômeno, começando o lugar a ser chamado: "A Luz".
Pedro Martins, no seu cativeiro, desanimado da intercessão dos homens para libertá-lo, recorreu àquela que é o Socorro dos Aflitos e a Esperança dos Desesperados. Suas orações foram ouvidas pela Virgem Maria que lhe apareceu trinta noites seguidas em sonho, procurando consolá-lo. Na ultima noite Ela prometeu-lhe que ao acordar se encontraria em Carnide, mas que aí deveria procurar uma imagem sua escondida. Quando a encontrasse, deveria erguer no local uma ermida em sua homenagem.
No dia seguinte, Pedro Martins amanheceu em sua querida cidade natal. Em agradecimento o ex-cativo procurou logo realizar o desejo da Mãe Santíssima e saiu certa noite à procura da imagem. A luz cintilava sobre a fonte. Caminhava por entre o arvoredo e notava que ela ia se deslocando até que em determinado momento parou. Limpou o local e ao remover algumas pedras encontrou a efígie da Rainha do Céu.
Assim a Virgem Maria começou a ser invocada com o título de Nossa Senhora da Luz.
Logo que pôde iniciou a construção da ermida que mais tarde foi substituída por suntuoso templo, inaugurado em 1596.
Contam que a distinta dama D. Teresa de Jesus Corte Real, durante a imensa tragédia que destruiu Lisboa em 1755, suplicou a proteção da Senhora da Luz e conseguiu refugiar-se com seu esposo e empregados domésticos em uma capela dedicada à Mãe de Deus. Seu marido havia sido designado para o posto de funcionário do "Contrato de Diamantes" em Minas Gerais e ela prometeu então que, se conseguisse chegar ao Brasil sã e salva, faria erigir na colônia uma capela à Virgem da Luz.
Contudo, esta devoção em terras brasileiras não nasceu em Minas Gerais, pois a mais antiga igreja dedicada a Senhora da Luz em nosso pais foi a de São Paulo, fundada primeiramente no Ipiranga, e depois transferida para o atual bairro da Luz.
0 culto a Nossa Senhora da Luz, difundido pelos jesuítas e beneditinos, deu origem a diversos santuários no Rio de Janeiro e nos Estados do Sul do Brasil, principalmente Paraná e Rio Grande.
A cidade de Curitiba se iniciou em torno de uma capela, onde a Mãe da Luz era venerada pelos seus inúmeros milagres. Sobre a sua fundação existe interessante lenda:
Haveria uma imagem de Nossa Senhora da Luz, localizada na capela do primeiro vilarejo da região, a Vilinha, ainda às margens do Rio Atuba (Curitiba). Todas as manhãs esta imagem estava voltada para uma certa direção. Interpretando como uma vontade da Santa, foi feito um contato com o cacique dos índios Tingui, o cacique "Tindiquera". Este teria localizado o novo local e colocado uma vara no chão, dizendo "Coré Etuba", com o significado de "muito pinhão". Desta vara teria brotado uma frondosa árvore, sendo este o marco zero da cidade de Curitiba.

Oração a Nossa Senhora da Luz

Gloriosa Senhora da Luz,
Aurora fecunda e benfazeja do grande sol divino Jesus Cristo,que iluminou a pobre humanidade,
envolta nas trevas do pecado, sede a estrela fulgurante que guie nossos passos no caminho do bem.
Viestes várias vezes à terra trazer aos Vossos filhos aflitos doce mensagem de paz e amor.
Faze que, aos clarões de vossa bondade, eu robusteça a minha fé e afervore o meu coração, necessitando tanto da graça de Deus.
Abençoa as nossas famílias para que elas sejam santuários de virtude Cristã e células vivas
do Corpo Místico de Cristo.
Renova os costumes da sociedade para que nela reinem a pureza, a ordem, e a concórdia fraternal.
Ilumina as nossas autoridades para que conduzam os destinos do Estado com sabedoria, justiça e espírito cristão.
Virgem Mãe, Senhora da Luz, protegei-nos das forças das trevas, do ocultismo e da falta de fé
em Deus. Iluminado pela luz que trazes nos braços, enxergarei melhor o caminho, abençoa os teus filhos devotos que esperam a luz de Tua proteção e pelos méritos infinitos de Teu Divino Filho, alcançar, um dia, a eterna posse do céu.
Amém.

Nenhum comentário: