quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Nossa Senhora da Guia



Nossa Senhora da Guia Festa no 1º Domingo de Agosto

O título de Nossa Senhora da Guia é litúrgico e se origina do fato de ter a Santíssima Virgem “guiado” Jesus durante a sua infância e juventude. Foi Ela quem o nutriu, guiou-lhe os primeiros passos e ensinou-lhe as mais lindas palavras, Jesus não precisava disso mas quis tornar-se homem e ser criado como todos o fomos. Na igreja ortodoxa Ela é venerada sob o nome “Odigitria” que significa condutora, guia.
Se Nossa Senhora serviu de Guia a Seu Filho, que era Deus, quanto mais nós, pobres mortais precisamos dessa direção.

A Virgem Maria se apresenta geralmente sentada, segurando com as mãos o Menino Jesus, como se quisesse ampara-Lo. No entanto, na fachada da igreja de Cabedelo, Ela está com a mão direita estendida aos devotos, como para guia-los.
As representações modernas da Senhora da Guia são pinturas ou gravuras e mostram Maria a meio corpo, vestida de uma túnica branca franzida no decote e um manto azul. Tem a cabeça semi coberta por um véu braço curto e as mãos unidas em oração. Não tem o Menino Jesus e nem coroa, e de cada lado vêem-se dois anjos, um em cima e outro embaixo.
Ela aparece também algumas vezes com uma estrela na mão direita, lembrando o simbolismo da Estrela de Belém, que guiou os Três Reis Magos até a manjedoura, onde se encontrava o Deus Menino.

A primeira festa em honra de N. Sra. da Guia foi realizada em 6 de Outubro do ano de 1884, e desde então passou a ser realizadas todos os anos, no 1º Domingo de Agosto.

Oração a Nossa Senhora da Guia

Ó Virgem Senhora da Guia, a Vós recorro pedindo vosso amparo e proteção. Sois Mãe de Deus, da Igreja e também minha Mãe. Por isso "todas as gerações vos proclamam Bem Aventurada!" Alcançai-me de Vosso Filho Jesus a graça que humildemente Vos peço. Ajudai-me a "fazer aquilo que Ele me mandar". Que o mundo receba o "Reino de Deus" para escutar as palavras consoladoras: "Feliz, porque acreditaste". Sede Luz e Guia para todos os que Vos invocam. Ajudai-nos a ouvir e a guardar a palavra de Deus. Intercedei pelos doentes, famintos, oprimidos, criancinhas, e por todos os que sofrem, e não Vos esqueçais dos pobres pecadores. Rezar três Ave-Marias, com a invocação: Nossa Senhora da Guia, rogai por nós.

Nenhum comentário: